A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no Brasil no setor de acessórios automotivos nos anos 60 e 70.
Ficou mais conhecida no Brasil pela fabricação de escapamentos (anúncio acima é de maio de 1968), porém, ofertava linha de produtos mais ampla ...
... que passava pela dupla carburação para Fuscas (inclusive para os 1200) ...
... e ponteiras esportivas para escapamentos.
Chegou a fabricar, no início dos anos 70, o Buggy Kadron (ex Tropi), projetado por Anísio Campos, um dos mais belos modelos já feitos no Brasil.
Todavia, um dos mais extravagantes e raros acessórios feitos pela Kadron, foi um defletor que auxiliava na entrada de ar no motor do fusca, maximizando a refrigeração, instalado sobre as tomadas de ar, abaixo do vidro traseiro.
A revista Quatro Rodas, de setembro de 1971, deu a seguinte notícia sobre o lançamento do acessório: "Catavento - A Kadron acaba de lançar o Catavento, um acessório que funciona como um pequeno compressor que injeta ar no motor do Volkswagen, permitindo o aumento de sua potência e a diminuição da temperatura de trabalho, sempre modificadas quando o carro anda muito tempo em alta velocidade. O acessório é muito usado nos Estados Unidos, principalmente porque permite melhor desempenho aos VW em estradas onde é fácil manter por longo tempo a velocidade de 100 km/h. A Kadron fabrica modelos para os Volks sedã e para a Kombi. Para o sedã há duas espécies de catavento: com acabamento liso ou granulado com escudo metálico".
Perceba acima o funcionamento do defletor, permitindo maior entrada de ar no compartimento do motor.
O catavento da Kadron era fixado por rebites na calha do teto do fusca.
Podia ser instalado em qualquer fusca nacional.
O catavento da Kadron tinha ótimo acabamento.
O acessório possuia numeração da Kadron: K 412.000/71 ("K" de Kadron, seguida do número da peça, e 71, ano de fabricação).
Quem fabricou um defletor bastante parecido era a empresa americana EMPI (veja foto acima).
O grande destaque do é o escudo da Kadron. Sinônimo de esportividade.
Acima, modelo corrugado da Kadron, com o emblema ao centro.
Haviam outros modelos nos EUA, como o defletor duplo (foto acima).
A Volkswagen chegou a introduzir um defletor auxiliar no fusca Bizorrão (fabricado entre 1974 e 1975), instalado, todavia, nas aletas de entrada de ar da tampa do motor.
Outra empresa nacional que fabricou um defletor auxiliar foi a Moto-Lek. Acima, anúncio da empresa de junho de 1966. A Moto-Lek Indústria de Peças para Auto Ltda., localizada na Alameda Barros, 215 de São Paulo, chamava seu produto de canalizador de ar.
Prometia melhorar a refrigeração do motor, aumentando a durabilidade de suas peças, tais como bronzina, anéis, pistões e válvulas. O acessório da Moto-Lek era feito de alumínio e fixada a à grelha traseira por meio de rebites.
Sensacional!^^
ResponderExcluirCadê o like?^^
O meu 68 tem um escapamento "Kadron" (Acho que é cópia) meio barulhento, não gostei muito no início, mas agora é música para os meus ouvidos!^^
Além dos cataventos, muito lindos, fiquei babando pelo buggy Kadron...Ai, ai...
Abrax!^^
quero catavento fusca ainda tem para venda
ResponderExcluiroi, não temos o catavento à venda. obrigado.
ExcluirO único Fusca que imagino com esse cata-vento Kadron é justamente o "Bizorrão" pois combina com a proposta do mesmo.
ResponderExcluirSabe dizer de alguma replica ou algo do tipo? sou doido para ter um desse no meu fusca!
ResponderExcluirbom dia srs;
ResponderExcluiralguem saberia informar se existe para venda o canalizador de ar Moto-Lek.????
grato