Fusca

Fusca

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CATAVENTO KADRON

A Kadron Engenharia Indústria e Comércio Ltda., com endereço na Rua da Paz, 2094, Santo Amaro, São Paulo (SP), foi uma das grandes indústrias no Brasil no setor de acessórios automotivos nos anos 60 e 70.

Ficou mais conhecida no Brasil pela fabricação de escapamentos (anúncio acima é de maio de 1968), porém, ofertava linha de produtos mais ampla ...

 ... que passava pela dupla carburação para fuscas (inclusive para os 1200) ...

  ... e ponteiras esportivas para escapamentos. 

Chegou a fabricar, no início dos anos 70, o Buggy Kadron (ex Tropi), projetado por Anísio Campos, um dos mais belos modelos já feitos no Brasil.

Todavia, um dos mais extravagantes e raros acessórios feitos pela Kadron, foi um defletor que auxiliava na entrada de ar no motor do fusca, maximizando a refrigeração, instalado sobre as tomadas de ar, abaixo do vidro traseiro.

A revista Quatro Rodas, de setembro de 1971,  deu a seguinte notícia sobre o lançamento do acessório: "Catavento - A Kadron acaba de lançar o Catavento, um acessório que funciona como um pequeno compressor que injeta ar no motor do Volkswagen, permitindo o aumento de sua potência e a diminuição da temperatura de trabalho, sempre modificadas quando o carro anda muito tempo em alta velocidade. O acessório é muito usado nos Estados Unidos, principalmente porque permite melhor desempenho aos VW em estradas onde é fácil manter por longo tempo a velocidade de 100 km/h. A Kadron fabrica modelos para os Volks sedã e para a Kombi. Para o sedã há duas espécies de catavento: com acabamento liso ou granulado com escudo metálico".  

Perceba acima o funcionamento do defletor, permitindo maior entrada de ar no compartimento do motor.

O catavento da Kadron era fixado por rebites na calha do teto do fusca.

Podia ser instalado em qualquer fusca nacional.

O catavento da Kadron tinha ótimo acabamento. 

O acessório possuia numeração da Kadron: K 412.000/71 ("K" de Kadron, seguida do número da peça, e 71, ano de fabricação). 

Quem fabricou um defletor bastante parecido era a empresa americana EMPI (veja foto acima).

O grande destaque do é o escudo da Kadron. Sinônimo de esportividade.

Acima, modelo corrugado da Kadron, com o emblema ao centro. 

Haviam outros modelos nos EUA, como o defletor duplo (foto acima). 

A Volkswagen chegou a introduzir um defletor auxiliar no fusca Bizorrão (fabricado entre 1974 e 1975), instalado, todavia, nas aletas de entrada de ar da tampa do motor. 

 Outra empresa nacional que fabricou um defletor auxiliar foi a Moto-Lek. Acima, anúncio da empresa de junho de 1966. A Moto-Lek Indústria de Peças para Auto Ltda., localizada na Alameda Barros, 215 de São Paulo, chamava seu produto de canalizador de ar. 

Prometia melhorar a refrigeração do motor, aumentando a durabilidade de suas peças, tais como bronzina, anéis, pistões e válvulas. O acessório da Moto-Lek era feito de alumínio e fixada a à grelha traseira por meio de rebites.

6 comentários:

  1. Sensacional!^^

    Cadê o like?^^

    O meu 68 tem um escapamento "Kadron" (Acho que é cópia) meio barulhento, não gostei muito no início, mas agora é música para os meus ouvidos!^^

    Além dos cataventos, muito lindos, fiquei babando pelo buggy Kadron...Ai, ai...

    Abrax!^^

    ResponderExcluir
  2. quero catavento fusca ainda tem para venda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, não temos o catavento à venda. obrigado.

      Excluir
  3. O único Fusca que imagino com esse cata-vento Kadron é justamente o "Bizorrão" pois combina com a proposta do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Daniel (daniamadio@gmail.com)2 de março de 2016 16:33

    Sabe dizer de alguma replica ou algo do tipo? sou doido para ter um desse no meu fusca!

    ResponderExcluir
  5. bom dia srs;
    alguem saberia informar se existe para venda o canalizador de ar Moto-Lek.????
    grato

    ResponderExcluir