Fusca

Fusca

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

BRASÃO DO CAPUZ

O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no Fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standard não usava o emblema.

O emblema homenageava o Castelo de Wolfsburg, principal ponto turístico da cidade de Wolfsburg, cidade alemã, sede da Volkswagen. 

Castelo do Lobo é o que significa Wolfsburg; daí a razão do lobo na parte superior do castelo. No Brasil esse emblema ficou conhecido como raposinha, apesar de o animal representado no emblema se tratar de um lobo e não de uma raposa.

Entre abril de 1951 a outubro de 1952, o emblema possuia a base superior um pouco mais larga. Essa base era feita de aluminio polido e utilizada com os frisos vincados. 

Em outubro de 1952, os frisos do Fusca foram modificados; eram vincados e tornaram-se lisos.

Com isso, a base superior ficou levemente mais estreita. Além disso, o suporte passou a ser feito em aluminio anodizado, propiciando um visual mais atraente. À esquerda, o emblema dos Fuscas até outubro de 52 (friso vincado); à direita, o emblema dos Fuscas a partir de outubro de 1952 (friso liso).

Havia duas borrachinhas que faziam o acabamento das travas do suporte.

O suporte de aluminio possuia o logo VW se a peça fosse original de fábrica ...

... ou o nome do fabricante (no caso, PUC, empresa alemã, fornecedora da VW). 

 A depender do fabricante, havia pequena variação no desenho dos tijolos do Castelo. Observe acima, que a segunda carreira, de baixo para cima, possui 4 (quatro) tijolos.

 

A versão mais comum possuia, na segunda carreira, apenas 3 (três) tijolos em cada lado.

Em agosto de 1959 (Fuscas modelo 1960) a VW alemã mudou o lay-out do brasão. Continuou com o Castelo de Wolfsburg, porém, com um desenho mais moderno. Esse brasão foi utilizado para os Fuscas alemães até outubro de 1962. A partir de então, o emblema dianteiro deixou a linha de produção do Fusca.

No Brasil, o emblema de Wolfsburg equipou o Fusca até a primeira série de 1959. A partir do segundo semestre daquele ano, a VW introduziu um emblema novo, em homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, sede da Volkswagen do Brasil. Perceba, acima, a diferença entre os dois emblemas.

O emblema da VW é igual ao brasão oficial da cidade. Por isso é conhecido como emblema de São Bernardo. No brasão consta a expressão latina "Paulistarum Terra Mater" que significa Terra Mãe dos Paulistas. Por isso e emblema também é conhecido como "Paulistarum". Observe que no brasão há um Bandeirante ao lado do Índio. Daí veio outro apelido: "Bandeirante".

O emblema de São Bernardo, quando original, possui o logo "B VW" e o nome do fabricante: PETRACCO-NICOLI. O modo de fixação do modelo nacional é diferente do emblema alemão: o primeiro é fixado por abas dobráveis e, o segundo, por meio de parafusos. O emblema foi utilizado no Brasil até março de 1966. A retirada do brasão do Fusca obrigou a VW a mudar o friso do capô dianteiro, que passou a ser mais comprido que o até então utilizado.

Outra empresa que fabricou o brasão do Fusca ...

... foi a paulistana INDÚSTRIA ESMALTARTE LTDA. Perceba a inscrição do nome da empresa no verso do brasão, além do número da peça (nº 113.853.621.1)

Tendo em vista a facilidade de se tirar o emblema, havia, na época, uma moldura que circundava o emblema e tinha por função evitar furtos indesejáveis.

Moldura de proteção no emblema de São Bernardo.

A moldura do emblema era normalmente fabricada em zamac.

Variação incomum da moldura.

Anúncio de 1971.

Um dos fabricantes conhecidos da moldura do brasão foi a ELLEN Metalúrgica e Cromeação. Observe o detalhe da moldura no anúncio acima.

Os emblemas originais eram também substituídos por outros, acessórios de época, normalmente representando a cidade local. Essa prática eram bastante comum na Alemanha.

Brasão da Savena, concessionária paulistana, que substituía o brasão original.

Emblema utilizado pela BRASMOTOR na montagem dos Fuscas aqui no Brasil.

Brasão com chave feito pela empresa MORCEGO. Para saber mais do brasão feito pela MORCEGO, clique aqui.

11 comentários:

  1. Eu tenho aquele com o castelo com o amarelo e preto que aparece na fotografia junto aos demais tem alguma referência especial por ser amarelo com preto.
    Belas postagens pra variar.
    Abraço
    MAcfuca

    ResponderExcluir
  2. Nunca que eu ia notar o detalhe dos tijolinhos!!!

    Sensacional!^^

    Adoro esses detalhes!

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  3. Alguma dica, gabarito pra por o brasão no capô?!
    Comprei com o detalhe "anti furto", mas acredito que meu capô foi mudado, então não possui os buracos no lugar certo.
    Aguardo contato de quem souber.
    wchubner@gmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Um desses brasões que vi e gostei foi o da Oettinger.

    ResponderExcluir
  5. Olá, por acaso algum brasão foi feito de porcelana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, os originais eram metálicos com acabamento em ágata. desconheço brasões feitos em porcelana (até porque iriam quebra facilmente, bastaria um pedrisco)

      Excluir
  6. Opa, essa fabricante Ellen era uma fabricante de acessórios, ou chegou a ser fabricante oficial da VW? Eu pergunto isso, porque comprei um fusca 68, que estava todo frankenstein. Aos poucos estou restaurando ele, mas uma das maçanetas do vidro era dessa marca. Eu até comprei uma originais VW da Universal, mas nem me liguei do fato de ser um acessório de época. Mas ela chegou a fornecer oficialmente alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, a Ellen não chegou a ser fornecedora oficial da VW. Abasteceu apenas o mercado de reposição.

      Excluir
  7. Tenho o brasão de São Bernardo em uma manopla e preta e o brasão dourado, queria saber qual fusca saiu com esse acessório.
    Willianrobert330@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho o brasão de São Bernardo em uma manopla e preta e o brasão dourado, queria saber qual fusca saiu com esse acessório.
    Willianrobert330@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho o brasão de São Bernardo em uma manopla e preta e o brasão dourado, queria saber qual fusca saiu com esse acessório.
    Willianrobert330@gmail.com

    ResponderExcluir