Fusca

Fusca

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MALETA DE PIQUENIQUE CONAP

Como é bom um piquenique! Junto com a família, então! Se o passeio incluir o Fusca, vai-se ao paraíso! Conforme definição da amiga "Wikipedia" "um convescote ou piquenique (do francês pique-nique) é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço. Geralmente os lugares escolhidos são campos, floretas e relvados, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte, Europa, Oceania e Japão." Tanto para fazer um lanche casual à beira da estrada ...

... quanto em belos campos ou parques é sempre conveniente ter em mãos uma maleta de piquenique. Normalmente, a maleta incluirá talheres, pratos, copos e recipientes para o lanche, tudo de forma organizada, facilitando o transporte desses utensílios.

Em anúncio de novembro de 1964, a CONAP Companhia Nacional de Presentes, de São Paulo, apresentou ao grande público sua maleta de piquenique (ou pic-nic). 


Trazia todos os utensílios necessários a um aprazível piquenique no final de semana. O conjunto servia 4 pessoas e era assim composto: 1 toalha plástica (1,40 x 1,40m), 4 pratos rasos e 4 pratos de sobremesa em Melcrome (da Goyana), 4 copos térmicos, 4 garfos, 4 facas, 4 colheres em aço inox e cabo de nylon, 2 recipientes plásticos para alimentos, 1 garrafa términa, 2 recipientes de styropor: 1 para gelo e o outro para sorvete.

Era perfeita para ser levado no automóvel, pois ocupava pouco espaço. Havia outras opções de cores, além do vermelho.

A alça da maleta era feita de baquelite.

A concessionária paulista BRASILWAGEN chegou a oferecer a maleta da CONAP como brinde para quem comprava um Fusca. Compre um Fusca e leve uma maleta! Observe o emblema da BRASILWAGEN fixada na parte de trás da maleta.

Olhando de perto,  tem-se a impressão de que os talheres possuem o logo da VW.

Porém, é um 'W' e não um 'VW'. 'W' de WOLFF, empresa fundada na Alemanha em 1894, na cidade de Pforzheim, especializada na fabricação de utensílios domésticos de prata e aço inox. A WOLFF existe até os dias atuais e possui uma indústria no Brasil (visite o site http://www.wolffbrasil.com.br/). A WOLFF fabricou os talheres que compõe a maleta da CONAP.

Na parte interna da maleta há uma plaqueta com a identificação da CONAP Companhia Nacional de Presentes, Fone 33-9194, São Paulo, Indústria Brasileira.

Os pratos eram fixados na maleta por meio de tirar de couro. Os talheres eram feitos de aço inox e cabo de nylon.

Acompanha a maleta uma garrafa térmica.

Se, além da maleta, a família levar ao piquenique uma geladeira portátil, para tomar uma bebida refrigerada, o evento estará completo. Acima, geladeira da Coca-Cola (cooler), típica dos anos 50, no interior do fusca 1959 do amigo Alberto Pissetti, aqui de Curitiba. 

2 comentários:

  1. Fiquei babando por essa maleta...

    Quantas guloseimas eu poderia levar num pique-nique...

    DILIÇA!XD

    ResponderExcluir
  2. De um tempo em que a sociedade era menos hostil...

    ResponderExcluir