Fusca

Fusca

domingo, 10 de fevereiro de 2013

ALERTA DE LIMITE DE VELOCIDADE

 A VDO Tachometer Werke, de Frankfurt, Alemanha, fabricou diversos instrumentos de precisão para o Fusca: velocímetros, marcadores de combustível, amperímetros, relógios, conta-giros, etc.
 
 Um dos acessórios mais raros feitos pela empresa é o Alerta de Limite de Velocidade, do final dos anos 50. Tinha por objetivo alertar o motorista quando determinada velocidade fosse atingida. Auxiliava os mais distraídos ou conhecidos "pés de chumbo" a manterem a velocidade permitida em determinada via pública.
 
 O equipamento era conectado ao velocímetro do Fusca. Por meio de um botão giratório, determinava-se a velocidade desejada que, uma vez atingida, fazia com que o motorista fosse alertado por meio de um som produzido pelo aparato. Além disso acendia-se automaticamente uma luz no painel.
 
 O equipamento figurava nos catálogos da VDO para ser usado no Fusca.
  
 Basicamente, o Alerta de Limite de Velocidade da VDO era composto de três partes: o "relógio" com o botão giratório em que a velocidade era marcada; um botão de liga/desliga, um conector do "relógio" com o velocímetro e um mostrador que acendia uma luz vermelha quando a velocidade programada era atingida.
 
Acima o manual de instalação datado de janeiro de 1960.
 
 O botão do Alerta da VDO era na cor marfim, combinando com os botões do painel do fusca.
 
 O aparelho da VDO já vinha com o suporte para ser instalado debaixo do painel.
 
 O Alerta de Velocidade instalado num Fusca. A velocidade a ser programada variava entre 50 e 100  km/h.
 
O equipamento da VDO instalado num fusca oval de propriedade de Peter Blade Nielsen, da Dinamarca. O suporte não é original da VDO. Foi feito artesanalmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário