Fusca

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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ANTI-RUÍDO

Anúncio de novembro de 1968.
 
A empresa TORO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO é, há décadas, líder no Brasil na fabricação de isoladores termoacústicos para a indústria automobilística. 
 
 Anúncio de abril de 1969.

A empresa foi fundada em 1956 e, dentre as diversas montadores existentes no Brasil, é fornecedora da Volkswagen. Obviamente que o Fusca foi agraciado com os produtos Toro.
 
A empresa existe até os dias atuais. Acima a fachada da empresa em São Paulo e sua linha de produtos. Para saber mais acesse o site da empresa no endereço www.toro.com.br.
 
A forração anti-ruído tinha a função de amenizar ruídos, vibrações e calor, além de proteger contra umidade e corrosão. Acima, uma placa na lateral da carroceria do Fusca com o emblema da Toro, o número da peça (111.867.831-A), o logo VW e a data de fabricação, setembro de 1971.
  
Anti-ruído lateral da carroceria, feito pela Toro.
 
Vista do Fusca com o anti-ruído instalado.
 
Anti ruído da Toro na lateral de porta do Fusca. Para os modelos mais antigos do Fusca esse anti-ruído é formado por duas tiras em forma de "X".
 
 Anúncio de janeiro de 1961.
 
Várias partes do fusca receberam os revestimentos anti-ruído: o túnel, os assoalhos, a parte interna das portas, as laterais traseiras, o assoalho do porta-malas, o chiqueirinho, o cofre do motor, etc.
 
Anúncio de novembro de 1961.
 
Além dos revestimentos acústicos, a Toro fabricou pára-sóis, juntas e o compartimento interno do porta-luvas.
 
Anúncio de janeiro de 1964.
 
O anti-ruído da Toro era feito com fibras vegetais impregnadas de betume. Passou a chamar seu produto de TOROFLEX.
 
Anúncio de março de 1966.
 
Com o lançamento dos carros populares nos anos 60 - Pracinha, Teimoso e Pé-de-boi - a Toro aproveitou para oferecer seus produtos para serem instalados nesses carros. Lembremos que o Fusca Pé-de-boi, desprovido de todo e qualquer item de conforto e segurança, vinha de fábrica sem os revestimentos acústicos. Oportunidade que a empresa fez questão de não perder!
 
Anúncio de dezembro de 1966.
 
Em 1966 a Toro comemorou 10 anos de atividades. Os seus revestimentos estavam à disposição do mercado de reposição e eram vendidos em metros (bobinas), chapas ou peças moldadas.
 
 Anúncio de fevereiro de 1969.
 
A Toro foi bastante ativa nos anos 60 no mercado publicitário. Publicou diversos anúncios em revistas especializadas. Que saudades dessa época em que, além do carro, se conhecia os fabricantes de suas peças. Atualmente isso se perdeu, infelizmente.
 
Anúncio de agosto de 1971.
 
Outra empresa que foi fornecedora de revestimentos termoacústicos para a VW foi a TRIANGEL Brasileira Com. e Ind. de Isolantes Ltda. Acima, adesivo da empresa num anti-ruído de de um Fusca 1973.
 
Placa anti-ruído da TRIANGEL sobre o regulador de voltagem de um Fusca 1973. A TRIANGEL foi fundada em 1968 e era uma filial brasileira da multinacional alemã Triangeler Dämmstofferwerke GMBH, grupo Hermann Koehler. Em 1981 a empresa começou a fabricar pára-sóis. Em 1995 os proprietários da holding alemã, por motivos sucessórios, resolveram se desfazer da indústria na Alemanha e das filiais no Brasil e México, sendo que, no Brasil, foi adquirida por três investidores brasileiros. A empresa existe até os dias atuais sob a razão social PEMATEC TRIANGEL, tendo ampliado sua linha de revestimentos termoacústicos para a construção civil, naval e doméstica. Visite o site da empresa no endereço www.pematec.com.br.
 
 O local da colocação da forração anti-ruído no chassi e em parte da carroceria do Fusca.
 
Catálogo de peças da VW com os revestimentos anti-ruído. 

Um comentário:

  1. Será que a fábrica ainda faz os antirruídos para os Fuscas??

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