Fusca

Fusca

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

EMBELEZA HORRORES!

Anúncio de Julho de 1968.

A grade de metal que ornamenta a grelha traseira do Fusca (entradas para ventilação do motor abaixo do vigia) era um acessório bastante popular. No Brasil, a empresa que ficou mais famosa fabricando esse produto foi a METALÚRGICA ZACCARIA LTDA.,

 Ficou conhecida como dentadura de baiano, uma referência às pontes metálicas que fixavam os dentes postiços dos nordestinos que migraram em massa para São Paulo a partir dos anos 50.

A dentadura de baiano era usada desde os anos 50, na Alemanha e EUA, enfeitando o fusca split, ...
... o oval ...
e os fuscas com vigia retangular, fabricados a partir de agosto de 1957.
A partir do final de 1970, com o lançamento do Sedan 1500, a VW introduziu aletas na tampa do motor para auxiliar na refrigeração. 

 Mais do que depressa, a indústria de acessórios tratou de introduzir as grades de metal para as tomadas de ar da tampa do motor. Para o fuscão começou-se a vender o conjunto de três peças, composto da grade abaixo do vidro e das duas gradinhas da tampa do motor.
Todas essas grades de metal, feitas de alumínio, ficaram conhecidas como dentadura de baiano. A grade acima é mais rara, por não ser lisa, mas, sim, com uma textura do tipo escamas de peixe.

A partir de 1973, a tampa do motor do Fusca 1500 foi redesenhada, composta de 4 (quatro) entradas de ar e um total de 28 aletas. 

As dentaduras de baiano acompanharam o novo desenho da tampa do motor do Fuscão.
As grades podiam ser inteiriças, como no modelo acima ... 

... ou individuais.

A partir do modelo 1974, o fusca ganhou uma caixa de ar no capô do motor. Novamente, surgiu a grade metálica para ser colocada nesse local para enfeitar o besouro. 

As dentaduras de baiano eram acessórios que podiam ser adquiridos nas concessionárias VW.
As dentaduras de baiano, instaladas na entrada de ar sob o vigia, podiam ser inteiriças (uma única peça), feitas em duas peças maiores ...

... ou, ainda, individuais, instaladas, uma a uma, nas aletas da tomada de ar. 
Quando a dentadura de baiano não é inteiriça, as peças cromadas variavam de tamanho de modo que possam encaixar-se em cada uma das aletas da grelha traseira.
A dentadura de baiano ZACCARIA pode ser identificada por ter o nome da empresa insculpida na peça. É um detalhe que valoriza o acessório, principalmente ao consideramos que existem reproduções atuais da grade (foto acima de Maicon, amigo do Fusca de São Bento-SC).
 A empresa alemã HECK fabricou as dentaduras de baiano para o Fusca.
A dentadura de baiano oficial VW possuía, na Alemanha, o logo VW e era oferecida, também, em alumínio anodizado em preto.

Acima, variação no desenho da dentadura de baiano.

Também no Karmann-Ghia ...
... os proprietários instalavam a dentadura de baiano na grade da tampa do motor.

O acessório figurava nos catálogos da época. 
Nos fuscas split e oval a dentadura não era inteiriça, mas, sim, constituía-se de peças individuais, de tamanhos diferentes, para ser instalada em cada uma das aletas. E uma dica se for comprar a sua dentadura de baiano para a grade traseira: elas possuem tamanhos diferentes a depender do ano do seu fusca. Lembre-se, Fuscas fabricados até 1966, possuem o vidro traseiro menor, consequentemente há diferenças no tamanho da grelha traseira para fuscas antes e pós 1966. Fuscas modelo 1967, com o vidro traseiro maior, devem ter a dentadura de baiano maior. Veja evolução do vidro traseiro aqui.
A EMPI, empresa americana, também vendia as dentaduras de baiano, conforme se observa no catálogo acima.

A dentadura de baiano realmente deixava o Fusca mais bonito. Como dizia o anúncio da ZACCARIA, "embeleza horrores". Sua instalação era simples, pois era apenas encaixada nas aletas da entrada de ar localizada abaixo do vidro traseiro. O único inconveniente era que, ao ser retirada do veículo, deixava marcas na pintura. No mais, era só alegria! 

3 comentários:


  1. No Split e no Karmann ficam show demais!^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  2. Tenho elas no meu fusca 61 e no meu VW 1600L vou instalar também! São acessórios raros!!! Parabéns pelo nível do blog!!!

    ResponderExcluir
  3. O Fuscão 1970 verde folha do meu falecido tio tinha as mesmas dentaduras de baiano que o Fuscão amarelo manga desse post.

    ResponderExcluir