Fusca

Fusca

domingo, 24 de fevereiro de 2013

FEBOAN

 Anúncio de novembro de 1972.

Entre os inúmeros fabricantes de acessórios para o Fusca nos anos 60 e 70, destaco a empresa FEBOAN Indústria de Peças e Acessórios para Automóveis Ltda., sediada no Rio de Janeiro (RJ).

A FEBOAN fabricou os tubos superiores de proteção do pára-choque do Fusca, batentes de proteção de pára-choque para Fusca e Kombi, calhas de chuva e mosquiteiros.

As garras ou batentes de proteção de pára-choque eram o carro-chefe da empresa. 

 Feitos de metal cromado revestido, na parte da frente, com uma borracha protetora, os batentes da FEBOAN tinham o nome da empresa estampado na peça.

Esse modelo de garra para o Fusca substituía as garras originais.

Vista lateral dos batentes da FEBOAN, que possuem a curvatura perfeita para se encaixar na lâmina do pára-choque e no poleiro do Fusca.

Nesse batente a marca FEBOAN era estampada na parte de metal da garra.

Fusca com o batente da FEBOAN instalado.

Vista da traseira do Fusca com os batedores da FEBOAN instalados. Essas garras eram muito parecidas com as garras utilizadas pela Chevrolet Veraneio. 

 Os poleiros instalados sobre os pára-choques de lâmina única, introduzidos no Fusca a partir do modelo 1971, lançado em agosto de 1970 pela VW do Brasil, eram acessórios de época que davam um toque de charme ao besouro.  A FEBOAN fabricou dois tipos desses poleiros adicionais para o Fusca: o modelo "Porsche" e o "Pingo d'Água".

Anúncio de outubro de 1970.

A FEBOAN fabricou também batentes de proteção para a Kombi.  

Embalagem original da FEBOAN para os batedores da Kombi. 

Essas garras tinham dupla função, além de protegem o pára-choque de pequenas batidas, a parte superior emborrachada facilitava o acesso do motorista ao teto.

Outro acessório feito pela FEBOAN foi o mosquiteiro. Veja mais aqui.

Para a VW Brasília, a FEBOAN fabricou ponteiras de pára-choques cromados ou em preto fosco. O anúncio é de dezembro de 1978.

2 comentários:

  1. Boa noite Rudinei, tudo bom?

    Na 2ª foto desta postagem aparece um acessório que deve ser uma 3ª luz de freio ou de neblina, correto?

    Esta semana consegui uma da marca MSR, que é muito parecida com esta, porém a lente do lado direito é incolor e é utilizada para a luz de ré.

    Conhece este modelo? Tem alguma postagem sobre ela? Vou te mandar um e-mail com fotos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Esses batentes e poleiros de para choques são bons para quem quer fazer um carro de tiozão dos anos 60 e 70, para um Fusca com rodas tala larga e rebaixado fica nada a ver.

    ResponderExcluir