Fusca

Fusca

sábado, 9 de fevereiro de 2013

LAVADOR DE PÁRA-BRISA BALEATO

O Fusca fabricado até a primeira série de 1959 não vinha de fábrica com o lavador de pára-brisa.

Somente a partir da segunda série de 1959 a VW do Brasil introduziu o lavador manual de pára-brisa de série para o fusca, acionado por meio de uma seringa plástica instalada embaixo do painel, que, quando apertada, liberava a água de seu interior para o pára-brisa. O apetrecho ficou conhecido aqui no Brasil como "mamadeira", "garrafinha" ou "saco de bode", dado ao seu formato.

 Para suprir a ausência desse equipamento, alguns fabricantes de acessórios disponibilizaram lavadores de pára-brisa para o fusca. Na Alemanha foram feitos pela VDO, Helphos, Eisemann, SWF, Bosch. Aqui no Brasil, destaca-se, além da TRIMOL, a BRIMATIC IND. E COM. LTDA., de São Paulo (SP), que fabricou a "Bomba Auto-Motorizada para Pára-brisa", que recebeu a marca comercial "BALEATO". Era especialmente útil para o limpar o pára-brisa em dias de neblina, poeira, barro após a chuva, melhorando a visibilidade do motorista.

O reservatório de água BRIMATIC ficava instalado dentro do porta-malas dianteiro do fusca. Possuia um gargalo por meio do qual a água era colocada.

 O nome do produto é bastante sugestivo, pois, tal qual a Baleia (mamífero marinho), o lavador solta um jarro de água (só que no pára-brisa). 

O lavador BALEATO era elétrico, com corrente elétrica de 6 volts, acionado por um botão que era normalmente instalado embaixo do painel. 

O bico de saída de água, popularmente conhecido como "brucutu", podia ser simples ou duplo (jato único ou jato duplo).

Manual de instalação da bomba motorizada da BRIMATIC. 

Continuação do manual de instalação. 

Na parte de trás do reservatório, percebe-se o modelo 6V-1, feito especialmente para o Fusca, Gordini e Aero Willys. 

3 comentários:

  1. Só o Sr. mesmo pra nos dar a conhecer coisas fantásticas como essa. O passado se mostra mais genial que hoje em dia. Vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia ser genial, mas vamos combinar... esse reservatório era tosco.

      Excluir
  2. Após ler esta matéria, por coincidência, encontrei este item em Águas de Lindoia este ano e comprei. Item bastante peculiar.

    ResponderExcluir