Fusca

Fusca

domingo, 3 de março de 2013

6 OU 12 VOLTS?

Fusca 1967, bege nilo.

A despeito de muitos falarem que a mudança de voltagem do Fusca - de 6 Volts para 12 Volts - tenha ocorrido em 1967, na falada "2a. série", as informações oficiais da Volkswagen do Brasil contrariam tal teoria.
Etiqueta na coluna A alertando quanto ao novo sistema de voltagem.
 
Segundo se observa de diversos documentos da VW, tais como manuais do proprietário, catálogos de peças e folders, a mudança da voltagem de 6 para 12 Volts ocorreu em janeiro de 1968, a partir do chassi nº B8 430.828. O último Fusca 6 Volts, fabricado em 1967, possuia o chassi nº B7 430.827.
Fusca 1967: 6 volts.
 
Assim, não há Fuscas fabricados em 1967 com voltagem de 12 Volts. Se há, o sistema elétrico foi alterado pelo proprietário. Fuscas 1967 originais somente em 6 Volts. E, de fato, a VW precisava saber, com precisão,  a partir de qual Fusca o sistema elétrico foi alterado, quer para a normal manutenção do carro, quer para fins de garantia do veículo. Portanto, reputo as informações constantes nos materiais editados pela VW do Brasil como bastante confiáveis.

Complemento ao Manual do Proprietário do Fusca 1968, da SERVOPA, colado na contra-capa.
 
Adiante, cito algumas fontes importantes, todas oficiais VW, que corroboram tais conclusões:
1) Informação constante nas páginas iniciais dos catálogos de Peças VW: “JAN/68 B8 430.828 Início (1300 12 V)”.
2) Relé 12 V do indicador de direção – a partir do chassi B8 430.828, de janeiro de 1968  - Catálogo de Peças VW.
3) Relé 6V do indicador de direção, até chassi B7-430.827 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.
4) Motor do limpador de pára-brisa, com 1 velocidade, 12 V, a partir de janeiro de 1968, chassi B8 430.828 - Catálogo de Peças VW.
5) Lembrete Importante do Manual do Proprietário de 1968, alertando que a mudança da voltagem para 12 V ocorreu a partir de janeiro de 1968.
6) Limpador do Pára-Brisa: motor com 1 velocidade 6 V até chassi B7-430.827 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.
7) Buzina aguda 6 V – 335 hz, até chassi B7-430.827 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.
8) Lanterna de Placa de Licença: Lâmpada G 6 V 5 W DIN 72601, até chassi B7-430.8927 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.
9) Farol: lâmpada A 6 V 45/40 W DIN 72601, até chassi B7-430.827 - Catálogo de Peças VW.
10) Motor de partida 6 V, Wapsa, até chassi B7-430.827 (dez-67) - Catálogo de Peças VW.
11) Bobina de ignição 6 V Bosch, até o chassi B7 430.827 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.
12) Bobina de ignição 12 V, Lucas ou Bosh, a partir do chassi B8 430.828 (jan/68) - Catálogo de Peças VW.
13) Dínamo 6 V Bosch, até chassi B7-430.827 (dez/67) - Catálogo de Peças VW.

2 comentários:

  1. Postagem elucidativa, que desfaz um equívoco histórico, e ainda de quebra, já se tem uma referência quanto a numeração do chassi. Para mim em especial, serviu para deduzir que o meu é segunda série.

    ResponderExcluir
  2. Mas devia ser uma tristeza o Fusca 1300 1967 com sistema 6 volts, acho que a bateria descarregava toda hora.

    ResponderExcluir