Fusca

Fusca

sexta-feira, 15 de março de 2013

EVOLUÇÃO DAS LANTERNAS




Maio de 1945 até início de 1949


Características: Lente de vidro, carcaça de metal e friso  largo cromado envolvendo a lente.


Função: Luz de presença, acesa automaticamente com os faróis. Não funcionava como luz de freio. A luz de freio ficava no nariz de placa. Não funcionava como indicador de direção. Essa função era feita, unicamente, pelos braços indicadores retráteis (conhecidas como “bananinhas”) instalados na coluna lateral do Fusca.
 

1949

Características: Lente de vidro, carcaça de metal, friso fino de alumínio envolvendo a lente.

Função: Luz de presença, acesa automaticamente com os faróis. Não funcionava como luz de freio. A luz de freio ficava no nariz de placa. Não funcionava como indicador de direção. Essa função era feita, unicamente, pelos braços indicadores retráteis (conhecidas como “bananinhas”) instalados na coluna lateral do Fusca.
 

1950-1952


Período de Utilização: utilizada de 1950 até 09 de outubro de 1952, chassi 1-397.022.

Características: Lente de vidro, carcaça de metal, perde o friso de alumínio que envolvia a lente. A carcaça possuía logo VW na parte externa, visível quando instalada. O pára-lama traseiro possuía uma reentrância na lata para permitir a instalação das lanternas.

Função: Luz de presença, acesa automaticamente com os faróis. Não funcionava como luz de freio. A luz de freio ficava no nariz de placa. Não funcionava como indicador de direção. Essa função era feita, unicamente, pelos braços indicadores retráteis (conhecidas como “bananinhas”) instalados na coluna lateral do Fusca.

Fornecedores Oficiais: Hella e Hassia.
 

Lanterna “Coração”

Período de utilização:

a) Utilizada de outubro de 1952, chassi 1-397.023 (1º Fusca Zwitter), até julho de 1955, chassi 1-929.745, exceto para Fuscas destinados ao EUA, Canadá e Guam (colônia americana na Micronésia).

b) Utilizada de outubro de 1952, chassi 1-397.023, até Setembro de 1954, chassi 1-0722.915, para Fuscas destinados ao EUA, Canadá e Guam.

Características: Novo formato e tamanho. Incorporação de duas lentes: uma lente de vidro e uma lente de acrílico em formato de “coração”, carcaça de metal; friso cromado envolvendo a lente, novas guarnições, novo suporte de fixação. A partir de 18 de outubro de 1954, chassi 1-0734.000, foi introduzido na carcaça da lanterna um pequeno furinho (dreno) para permitir a saída de água. Até então, as lanternas “coração” não tinham esse dreno. O pára-lama traseiro passa a ser liso para permitir o encaixe da lanterna na sua natural curvatura. O novo pára-lama possui 3 furos para encaixe da lanterna: dois para o suporte e um, maior, para o chicote da fiação elétrica.

Função: Luz de presença (lente vidro), acesa automaticamente com os faróis, combinada com luz de freio na lente coração (de acrílico). Não funcionava como indicador de direção. Essa função era feita, unicamente, pelos braços indicadores retráteis (conhecidas como“bananinhas”) instalados na coluna lateral do Fusca.

Fornecedores Oficiais: Hella e Hassia.
 

Lanterna “ovo”


Período de Utilização: Utilizada de outubro de 1954, chassi nº 1-0722.916, até 2 de maio de 1955, chassi 1-0871.207, exclusivamente para os Fuscas destinados aos EUA, Canadá e Guam (colônia americana na Micronésia). Os Fuscas destinados aos demais países continuaram utilizando a lanterna “coração”.
Características: com lente abaulada e carcaça de metal. Mesmo tamanho da carcaça da lanterna “coração”, porém, sem a lente “coração” na base superior. A lente é côncava feita em material plástico e de cor rubi marcante. Friso cromado envolvendo a lente.
Função:
a) De outubro de 1954, chassi nº1-0722915, até março de 1955: luz de presença e freio. Nesse período, o Fusca tinha por indicador de direção as “bananinhas”.
b) De abril de 1955 até 2 de maio de 1955 há duas possibilidades:
I - Se o Fusca estiver equipado com a lanterna “ovo”, apenas luz de presença e freio. Indicador de direção: por meio das “bananinhas”.
II – No período de abril de 1955 a 2 de maio de 1955, exclusivamente para EUA, Canadá e Guam, o Fusca podia vir equipado, como opcional, com as as “tetinhas”nos pára-lamas dianteiros, substituindo as “bananinhas”. Nesse caso, o Fusca vinha equipado com as lanternas traseiras do tipo “snowflake”, que tinham a função de luz de presença, freio e pisca-pisca. Portanto, entre abril de 1955 a 2 de maio de 1955, havia, nos EUA, Canadá e Guam, Fuscas com a lanterna “ovo”ou com a lanterna “snowflake”. Fuscas nos demais países, ainda continuavam com a lanterna “coração”. Portanto, no mesmo período de fabricação, chegou a utilizar 3 (três) tipos de lanternas traseiras.
Fornecedor Oficial: Hella

“Snowflake” ou Floco de Neve

Período de Utilização:
a) No período de abril de 1955 a 2 de maio de 1955, exclusivamente para EUA, Canadá e Guam, a lanterna “snowflake” equipava o Fusca, como opcional.
b) No período de 3 de maio de 1955, chassi nº 1-0871.207, até julho de 1955, chassi nº 1-0929.746, e, exclusivamente para os veículos destinados aos EUA, Canadá e Guam, todos os Fuscas vinham equipados, de fábrica, com as lanternas “snowflake” (deixou de ser opcional).
c) Para todos os países, a partir de agosto de 1955, chassi 1-929.746, até dezembro de 1961, chassi B 056.576 (numeração de chassi nacional):
I - Com lente de vidro vermelha, marca Hella ou Hassia, carcaça de metal, até 1959, chassi 2.528.667;
II - Com lente de vidro rubi (vermelho escuro), marca Arteb/Hella, carcaça de zamac, a partir de 1959, chassi 2.528.668.
Características: Carcaça de metal (se o fabricante for Hella ou Hassia); carcaça de zamac (se o fabricante for Arteb-Hella); lentes de vidro, aro cromado que envolve a lente; conhecida nos EUA como “snowflake”, dado o formato do desenho da lente, que lembra um floco de neve. Lanternas maiores que o modelo anterior (“coração” e “ovo”). A partir da introdução dos poleiros nos pára-choques do Fusca, a lanterna “snowflake” passou a ser instalada 60mm (6cm) mais alta no pára-lama, de modo a evitar que o tubo superior atrapalhasse sua visibilidade. Mesmo assim, o poleiro encobre, visualmente, a base inferior da lente.
Função:
a) Fuscas com bananinha: Luz de presença, acesa automaticamente com os faróis, combinada com luz de freio.
b) Fuscas com “tetinhas”: Luz de presença, acesa automaticamente com os faróis, combinada com luz de freio e indicador de direção. Os veículos destinados aos EUA, Canadá e Guam, usavam “tetinhas” nos pára-lamas dianteiros no lugar das “bananinhas”.Portanto, nesses países, a lanterna traseira tinha, também, a função de indicador de direção (pisca-pisca). As “bananinhas”,contudo, continuaram sendo utilizadas até 1961 nos Fuscas destinados ao resto do mundo.
Fornecedores Oficiais: Hella, Hassia (Alemanha) e Arteb/Hella (Brasil).

Lanterninha

Período de Utilização: Utilizada a partir de 1962, chassi B 56.577, até julho de 1970 em todas as versões. A partir de agosto de 1970 até junho de 1982 apenas na versão 1300:
a) Com lente acrílica âmbar/vermelha até outubro de 1974, chassi BJ 106.599, exceto “pé-de-boi”.
b) Com lente acrílica vermelha na versão “pé-de-boi” (1965-1967).
c) Com lente acrílica vermelha a partir de novembro de 1974, chassi BJ 106.600, até junho de 1982.

Função: luz de presença e freio na parte inferior; indicador de direção na parte superior da lente, exceto “pé-de-boi”. No Fusca “pé-de-boi”, apenas luz de presença e freio (sem indicador de direção).

Fornecedores Oficiais: Becker, Bianco Savino, Arteb-Hella e Polimatic.

Fabricantes para o mercado de reposição: Leão, Rainha, Grow, WAP, AMG, Jurema, etc. (Brasil); Jokon, Ulo, Eletric, Gabel etc. (Alemanha); Aris, etc. (EUA).


“Pata de cavalo”


Período de Utilização: Utilizada a partir de agosto de 1970 até abril de 1979, na versões 1500, Bizorrão, 1600 e 1300-L:
a) Com lente âmbar/vermelha até outubro de 1974.
b) Com lente vermelha a partir de novembro de 1974.

Função: luz de presença e freio (parte intermediária), indicador de direção (parte superior) e ré (parte inferior.

Fornecedores Oficiais: Polimatic e Arteb-Hella.
 

“Fafá”

Período de Utilização: - Utilizada a partir de maio de 1979, exceto para o Fusca 1300 standard. A partir de julho de 1982 em todas as versões:
a) Com lente vermelha entre maio de 1979 a outubro de 1980.
b) Com lente amarela/vermelha de novembro de 1980 a janeiro de  1981.
c) Com lente amarela/vermelho claro, a partir de fevereiro de 1981.
d) Com lente fumê, no Série Ouro, versão de 1996.
Características: carcaça em plástico; lente de acrílico. Para acomodar as novas lanternas foram alterados os pára-lamas traseiros, que ficaram mais bojudos.
Função: indicador de direção na parte superior; luz de presença e freio na parte intermediária; luz de ré na parte inferior.
Fornecedores Oficiais: Polimatic e Arteb-Hella.
Fabricantes do mercado de reposição: Godks, Leão.



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