Fusca

Fusca

domingo, 17 de março de 2013

FECHADURA DO PORTA-LUVAS

Maio de 1967.

Além do porta-luvas acolher, por exemplo, o Manual do Proprietário e uma lanterna de emergência, deixar algo de mais valor sempre foi uma preocupação dos proprietários do Fusca, principalmente se deixasse o carro em ruas, avenidas, estacionamentos, postos de gasolina, restaurantes, etc. 

Anúncio de junho de 1969. 

Por isso, era comum a instalação de uma fechadura na tampa do porta-luvas. A Fábrica de Maçanetas Universal Ltda. (UNIVEL) fabricava o acessório. Além de dar mais segurança, funcionava como puxador, tornando mais confortável a abertura da tampa. Podia ser instalada no Fusca e Karmann-Ghia.

A instalação da chave era simples, pois aproveitava a furação já existente do botão original do porta-luvas. Bom lembrar que o Fusca nunca saiu de fábrica, com a fechadura na tampa do porta-luvas. Era disponível apenas como acessório. Exceção, todavia, para o Fusca Cabriolet (conversível) que, desde 1951, saia de fábrica com fechadura no porta-luvas.

Deixar o Fusca no estacionamento dos grandes centros agora ficou mais seguro. 

 Acima, as diversas peças que compõe a fechadura da UNIVEL.

Outro fabricante do mecanismo foi a empresa paulistana MORCEGO.

2 comentários:


  1. O porta luvas do meu 68, tem essa fechadura^^'

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia caboclo arromba isso com uma mão nas costas, infelizmente.

    ResponderExcluir