Fusca

Fusca

domingo, 10 de março de 2013

LIGUE O ESPELHO!

  
Em 1964, entrar numa loja de acessórios era um êxtase. Rodas, calotas, volantes, rádios, enfim, tudo do bom e do melhor para seu pequeno Volkswagen.
 
 Anúncio de dezembro de 1963.
 
Dentre as opções do início dos anos 60, você podia encontrar no balcão um rádio um tanto quanto diferente, que fazia as vezes de um espelho retrovisor interno. Ou seria um espelho retrovisor interno com rádio? O anúncio de dezembro de 1963 perguntava: "Um presente original?". Tão original e inusitado que, passados cinco décadas, continua nos surpreendendo.

Anúncio de novembro de 1963.
 
O Transvisor era um produto feito pela PARODI INDÚSTRIA ELETRÔNICA LTDA. Totalmente transistorizado, o que permitia que sua instalação em lugares diminutos, como, por exemplo, um espelho retrovisor interno de um carro. 
 
Acima, o espelho com rádio instalado num Fusca. A fiação do rádio percorria a base interna do espelho retrovisor, para, então, ser conectado ao sistema elétrico do carro. Vinha com alto-falante de 5' e antena externa que eram instalados normalmente no besouro.
 
Anúncio de agosto de 1963.
 
Rádio + espelho = "Transvisor".

 Anúncio de setembro de 1963.
 
"Ligue o espelho!" De fato, os controles de liga/desliga/sintonia/volume ficavam no próprio espelho retrovisor interno. No Fusca, a instalação do Transvisor deixava o painel intacto.
 
Anúncio de dezembro de 1964.
 
Outro fabricante desse equipamento na época era a SEIMI-CAR, marca da empresa SEIMITSU ELETRÔNICA IND E COM LTDA.
 
 
O espelho/rádio Seimi-Car vinha com alto-falante e era fabricado para todos os veículos, inclusive para o VW Sedan.
 
Na caixa original identificava o destinatário do espelho/rádio: "Wolks", escrito a mão. Até o erro na grafia do nome (o correto é Volks) dá charme à embalagem.
 
Na base do rádio, os botões de liga/desliga/sintonia e volume, absolutamente discretos. A base central do espelho mostra a estação sintonizada, representada por simples números (1 a 9), grafados numa espécie de cartolina em máquina de datilografia!
 
O rádio Seimi-Car possuía antena interna. Um luxo para a época. A base do espelho era própria para ser instalada no Fusca e acompanhava o equipamento. O espelho vinha com opção de diversas cores na sua base traseira de modo a combinar (ou contrastar, a depender do gosto pessoal do proprietário) com a tonalidade da carroceria do veículo.
 
O espelho com rádio da Seimitsu figurou na edição de julho de 2010 da Revista Hot Vw's, no quadro "Rarest of the Rare", que mostra, anualmente, o raro dos raros em termos de peças, acessórios e automobilia no mundo. Nada mais justo para um equipamento que, ainda hoje, chama a atenção pelo seu ineditismo.

Um comentário: