Fusca

Fusca

domingo, 21 de abril de 2013

CHAVE DE SETA 4 X 1

Acessório alemão dos anos 50. Trata-se de um conjunto com 3 (três) chaves: duas laterais (uma em cada lado) e uma chave menor na parte superior. Pura tecnologia alemã dos anos 50, para ser instalado na coluna de direção do Fusca. 

Era um aparato extremamente versátil: na pequena haste superior podia acionar um limpador elétrico de pára-brisa, uma buzina ou qualquer outro acessório embarcado. Na haste da esquerda, podia-se acionar as bananinhas e, com a novidade do retorno automático. Na chave da direita, era opção para acionar as buzinas duplas fanfare (ou fanfarra). Enfim, com as combinações disponíveis, podia-se acionar 4 (quatro) equipamentos num único conjunto; por isso o 4 x 1. Obviamente, que, no caso de um Fusca oval fabricado a partir de março de 1953, para instalação desse equipamento abdicava-se da chave de seta original que vinha instalada no Fusca e que tinha a única função de acionar as bananinhas. Não é demais relembrar que os Fuscas Split fabricados até setembro de 1952 não possuíam chave de seta na coluna de direção, sendo que o acionamento das bananinhas eram feito por um botão localizado no painel.

Anúncio de março de 1957.

É um acessório absolutamente raro e, na época, deixava o desnudo besouro com o mais moderno e inusitado sistema de acionamento de acessórios que se tinha notícia até então.
Anúncio de julho de 1958.

Era vendido na PEROHAUS (Phillip Roth), empresa alemã, uma espécie de MESBLA brasileira no ramo de acessórios automotivos.
Reportagem da Revista Gute Fahrt, de março de 1958, com os detalhes de funcionamento do aparato.

3 comentários:


  1. Jamais eu ia imaginar a existência de tal aparelho!OO'

    Muito, mas muito obrigado mesmo, por compartilhar essas preciosas informações Opa^^

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  2. i have it in my june 52 split from Romania. missing one arm and the top switch but otherwise in good working order. this is one of the rarest parts i've ever seen, thank you for posting the ads.
    Mihai.

    ResponderExcluir