Fusca

Fusca

quinta-feira, 25 de abril de 2013

FILTRO DE GASOLINA

Anúncio de dezembro de 1960.

A empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS PARA AUTOMÓVEIS BROSOL LTDA., localizada na Rua Dutra Rodrigues, 131, foi fundada no Brasil em 1960, voltada, precipuamente, à fabricação de carburadores (inclusive para o Fusca, que, na época, com motor de 1200cc utilizava o carburador SOLEX 28 PCI). A BROSOL era subsidiária da SOLEX, firma alemã fundada em 1910.



Além da fabricação de carburadores, a BROSOL fabricava bombas e filtros de gasolina da marca DVG. Naquela época o Fusca não vinha com filtro de gasolina de fábrica, era um acessório que podia ser instalado a qualquer momento pelo proprietário do besouro, inclusive nas concessionárias VW. Tanto os filtros quanto as bombas de gasolina eram fabricados no Brasil pela Brosol sob licença exclusiva da DVG alemã. DVG são as iniciais de Deutsche Vergaser Gesellschaft m.b.H. & Co. KG. A BROSOL existe até os dias de hoje, fabricando carburadores e bombas de combustíveis. Acesse o link da empresa: www.urba-brosol.com.br.

Anúncio de Janeiro de 1964. 

O filtro de gasolina tinha por função reter as impurezas do combustível, evitando engasgos do carburador. O  filtro de gasolina prolongava também os intervalos de limpeza do carburador, "impedindo desarranjos comuns, como canais internos de gicleurs obstruídos". Tranquilidade a mais no já confiável motor VW.

Anúncio de Dezembro de 1964. 

O filtro de combustível era de fácil instalação. Sem mecânico, sem adaptações, sem montagens complicadas, anunciava a empresa à época. Para tanto, segundo a BROSOL era necessário apenas deslocar-se o tubo de alimentação utilizando três chaves (12, 14 e 17 mm) do próprio jogo de ferramentas do Volkswagen. Nos anúncios de época a BROSOL enfatizava que o filtro era "o pulmão do seu carro".

Anúncio de Fevereiro de 1964. 

Os filtros de gasolina feitos pela BROSOL eram os mesmos feitos pela SOLEX alemã, sob licença da DVG.

Acima, filtro de gasolina alemão, feito pela SOLEX, da marca DVG.

Nos filtros feitos no Brasil, a identificação da empresa fabricante -  BROSOL - e a inscrição INDÚSTRIA BRASILEIRA.

A inscrição DVG no filtro.

No recipiente de vidro a inscrição BROSOL, DVG e IND BRAS (Indústria Brasileira).

As inscrições no vidro do filtro na cor azul. Eram filtros permanentes, desmontáveis, cujo elemento filtrante era lavável (filtro longa vida), diferentes dos filtros descartáveis utilizados nos últimos Fuscas.

Acima, o filtro BROSOL instalado num Fusca 1959.

Detalhe do filtro de gasolina BROSOL. Instalado ao lado do carburador do Fusca.

Filtro de gasolina SOLEX em um fusca alemão.

No Brasil, outra empresa que fabricou esses filtros de gasolina foi a DFV (D. F. Vasconcellos S.A.). 

 Também a INCOFIL fabricou filtros de gasolina com corpo em vidro.

Detalhe da parte superior do filtro INCOFIL. Empresa nacional.

Na Alemanha, a empresa BOSCH também produziu filtros de gasolina. 

Os mais antigos filtro de gasolina eram feitos em metal (não tinham o corpo de vidro) e já equipavam os Fuscas e Kombi (como acessórios) desde os anos 50.

Acima, maiores informações sobre a instalação do filtro de gasolina.

Detalhe do filtro metálico instalado no motor da Kombi.

Vista explodida do filtro metálico.

Esse filtro mais antigo era feito pela MANN, empresa alemã que também fabricava os filtros de ar para o Fusca. Note o logo VW na base do filtro de gasolina. Indicação de que era vendido e instalado nas concessionárias VW.

Detalhe do filtro de gasolina da MANN.

Havia outros modelos de filtros disponíveis na rede autorizada VW. Acima, catálogo de acessórios americano: filtro de gasolina transparente (vidro).

Outro catálogo americano, com o filtro de gasolina em destaque.

A EMPI, empresa americana de peças e acessórios VW, também oferecida o apetrecho.

Acima, filtro de gasolina permanente ainda na caixa original EMPI.

A depender do modelo e da vontade do proprietário, o filtro podia ser instalado próximo do carburador ou próximo da bomba de gasolina.

Acima, filtro de gasolina instalado no Fusca 1959 do amigo Willy. Atente, também, para o "telefone" da bomba de gasolina.

Outro modelo de filtro de gasolina para o Fusca, para ser utilizado nos motores 1300-1500-1600. Era acessório oficial da Volkswagen do Brasil.

Acima, uma inusitada conjugação de bomba de gasolina com filtro.

Anúncio da FRAM, que fabricou os filtros de gasolina descartáveis para toda linha de automóveis, inclusive o Fusca.

6 comentários:


  1. Postagem sensacional como sempre Opa^^

    Grande abraço!^^

    ResponderExcluir
  2. Bom ver o Blog de novo. Quanto ao filtro, como gostaria de achar isso nas lojas de hoje em dia. Parabéns por mais uma fantástica postagem.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, como sempre, parabéns!
    Bom ver a foto do meu antigo filtro ai, acabei retirando do 59 e deixando sem filtro mesmo.
    Forte abraço Willy

    ResponderExcluir
  4. Hoje a antiga fábrica não existe mais, foi tudo demolido.

    https://www.google.com.br/maps/@-23.5334912,-46.6315032,3a,75y,270h,90.49t/data=!3m6!1e1!3m4!1s1M2KTFW247J5QH7QdEd9hg!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
  5. quem precisar de filtro incofil novo ou usado todos preços tenho ums 5 aqui meu wats 5198550936 abraço

    ResponderExcluir
  6. Comprei um filtro de combustível de vidro, indústria brasileira, nele tem apenas a inscrição ST. Sabe se era específico para fusca?

    ResponderExcluir