Fusca

Fusca

sábado, 6 de abril de 2013

FILTRO DE ÓLEO FRAM

Se o Volks já é bom, imagine com um filtro de óleo FRAM. Mais econômico que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais durável do que um Volks? Só um Volks com filtro FRAM. Mais valente que um Volks? Só um Volks com Filtro FRAM.

Anúncio de maio de 1968.

Foi com esse slogan que a FRAM divulgou, nos anos 60, seus filtros de óleo para serem instalados especialmente no motor a ar do Fusca.
  
Os filtros adicionais de óleo visavam evitar o superaquecimento do óleo, fornecendo óleo sempre limpo e assegurando a lubrificação perfeita, reduzindo as despesas de manutenção. Apesar de a própria FRAM reconhecer que o motor do Fusca era uma obra prima da engenharia, ousou prometer, com seu produto, aumentar a durabilidade do motor VW em 30%. O modelo F-2834 podia ser instalado no motor 1200 do Fusca, Kombi ou Karmann-Ghia.

Os modelos mais antigos do filtro FRAM podiam ser instalados em qualquer veículo (modelo F3, por exemplo), inclusive no Fusca.

Eram vendidos já com um suporte e parafusos para serem instalados próximo ao motor, no painel corta fogo.

Filtro FRAM F3 instalado no Fusca 1200.

Era equipamento obrigatório nos Fuscas envenenados da época, como o compressor americano JUDSON ...

... ou o kit de dupla carburação da alemã OKRASA.

Anúncio de março de 1968.

Foi também disponibilizado para os Fuscas com motores 1300, 1500 e 1600 cilindradas (modelo P2814).

Os diversos filtros da FRAM disponíveis nos anos 60.

Anúncio da FRAM de setembro de 1971.

A FRAM fabricou também filtros de gasolina, que equiparam o Fusca nos últimos anos de sua existência.

Um comentário:

  1. Está certo que os caras exageraram, mas que o filtro de óleo é útil para o Fusca isso é.

    ResponderExcluir