Fusca

Fusca

quinta-feira, 18 de abril de 2013

AYRTON SENNA E A UNIVEL

 
 Anúncio de abril de 1969.

Por diversas vezes falamos neste blog sobre acessórios feitos pela FÁBRICA DE MAÇANETAS UNIVERSAL LTDA., que, anos depois, passou a se chamar UNIVEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

 Anúncio de fevereiro de 1972.

Como o próprio nome original da empresa sugeria, fabricava maçanetas para a indústria automotiva e outras peças injetadas em antimônio e plástico ...

Anúncio de dezembro de 1968.

.... tais como porta-objetos (mais informações sobre Consoles da Universal clique aqui) ...


Anúncio de setembro de 1970.

... travas para o freio de mão (para saber mais detalhes sobre a trava do freio de mão, acesse esse link) ...

Anúncio de  junho de 1969.

... e fechadura para o porta-luvas do Fusca (mais informações aqui).
  
A UNIVEL fabricou também calotas plásticas para roda 4 furos do Fusca, cromadas ...

.... e pretas.

 A gama de produtos da empresa era muito variada, e incluía, também, uma trava do capô do porta-malas para o Fusca ...

 ... que substituía o botão de abertura original, proporcionando maior segurança na abertura do porta-malas, que, com o equipamento da UNIVEL, só podia ser aberto com chave.

 A UNIVEL expandiu sua linha de produtos e passou a fabricar também volantes esportivos.

A bela modelo do anúncio atraía os compradores do volante. "Linda, descontraída, fofa, moderninha e irresistível... Imagine quando você colocar as mãos nela...". Sugestivo, não?

A trava do capô era acessório original VW.

Contudo, o aspecto mais marcante envolvendo a UNIVEL foi o fato de ter pertencido ao pai de AYRTON SENNA,  Sr. MILTON GUIRADO THEODORO DA SILVA. Foi o Sr. MILTON - ou "MILTÃO" como era conhecido pelos amigos e família - que fabricou o primeiro kart para AYRTON, quando tinha apenas 4 (quatro) anos, usando a estrutura da fábrica da UNIVERSAL. MILTON DA SILVA era um de um homem de origem simples, filho de um motorista do Horto Florestal de São Paulo, Milton começou a construir sua fortuna pessoal no ramo de compra e venda de automóveis, negociando com as lojas situadas nas proximidades do complexo penitenciário do Carandiru, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo. Habilidoso e rigoroso no trato com o dinheiro, Milton não demorou a acumular um capital que lhe permitiu não só financiar os donos das lojas como ampliar os negócios e montar a Fábrica de Maçanetas Universal Ltda, que o transformou num próspero fornecedor da nascente indústria automobilística brasileira. Milton também entrou no ramo da construção civil e, anos depois, tornou-se proprietário de dezenas de fazendas e milhares de cabeças de gado na região Centro-Oeste e na Bahia.

Os primeiros anos de AYRTON SENNA no kart, disputando o campeonato paulista e sulamericano, foram patrocinados (ou seria "paitrocinados") pela empresa UNIVEL. Veja detalhes do logo da empresa no macacão de AYRTON.

 O apoio do Sr. MILTON e de sua empresa. a UNIVEL, foi importante para o início da carreira automobilística de AYRTON SENNA. A UNIVEL acabou sendo vendida pelo Sr. MILTON e não existe mais nos dias atuais.

Em 1976, a UNIVEL comemorou 25 anos.

Veja detalhe do chaveiro comemorativo com o ano de fundação da empresa (1951) e o ano que completou suas bodas de prata (1976). 

 Chaveiro da UNIVEL (antiga UNIVERSAL) em acrílico. 

Chaveiro em metal da UNIVEL.

Além da UNIVEL ter participado da história do Fusca pelos acessórios que fabricou,  há relatos da relação do próprio AYRTON SENNA com o Fusca, de forma direta ou indireta. Do livro Ayrton Senna, O Heroi Revelado, Editora Objetiva, Ernesto Rodrigues, 2004, extrai-se o seguinte excerto dando conta de suas aventuras a bordo de um Puma: "Aos dez anos, Senna tinha uma espécie de aventura secreta. Vizinhos de porta da família no alto da rua Condessa Siciliano, Norberto Vieira Lima, então com 18 anos, e a irmã mais nova, Vera, saíam com ele de carro, um Puma, e, sem que Milton e dona Neyde soubessem, entregavam o volante para ele. Ayrton, de acordo com Vera, mal conseguia alcançar os pedais: "A gente colocava almofada para ele dirigir o carro. E ele adorava. Nunca aconteceu nada porque ele sempre foi muito ponderado. Ayrton era audacioso, sim, mas muito responsável, sabia o que estava fazendo.” (grifou-se).

Já na coluna de Eduardo Abbas, no site www.carrosecorridas.com.br, sob o título "O Dia que conheci Ayrton Senna", o colunista relata o encontro com AYRTON SENNA, no dia em que concedeu uma entrevista ao jornalista Reginaldo Leme, nos estúdios da Rede Globo em São Paulo, em 1987: “O Reginaldo se despediu dele no estúdio mesmo, tinha que voltar e editar o material pro Globo Esporte do dia seguinte, eu fui acompanhar ele até a porta da emissora esperando ver o carrão que ele deveria estar guiando. (...) Saiu ele pela porta andou alguns metros para entrar no carro que estava encima da calçada. Quase caí de costas! Era um fusca 75, azul calcinha e queimando óleo. Quando ele deu a partida parecia a cortina de fumaça do batmovel. Lá foi ele embora, descendo da guia e acelerando na Avenida São João, que fica embaixo do elevado Costa e Silva, em direção ao bairro de perdizes. Foi uma noite diferente nas tão iguais que fiquei durante os anos que trabalhei nesse horário. Foi uma noite que pra algumas pessoas que estavam lá naquele momento lembrarem, como eu, para o resto da vida. Foi uma noite em que vi o grande Ayrton Senna dirigindo um fusca.” (grifou-se)
  
Não se pode confundir a antiga UNIVERSAL/UNIVEL com a empresa chamada Universal Automotive Systems, fundada em 1977 por Ricardo Ferreira (www.universalmacanetas.com.br), que também fabrica maçanetas, fechaduras, manivelas, trincos, cilindros, fechos, limitadores, pinos, dobradiças, batentes, apóia braços, espelhos e molduras, suportes de o vidro, travas de direção, e outros produtos para a linha automotiva. Tratam-se de empresas totalmente distintas.

4 comentários:


  1. Sen-sa-ci-o-nal!!!^^

    Nem imaginava esses detalhes tão próximo da gente e ao mesmo tempo próximos daquele grande ídolo^^

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu amigo. Eu tenho essa trava no Macfuca só que a chave não esta funcionando. Tenho de desmontar e levar no chaveiro para fazer uma nova chave. Não sabia que era original VW. Abraço

    ResponderExcluir
  3. No site consta o logo da UNIVEL, bem abaixo do universal automotive...não seria a mesma empresa?

    ResponderExcluir
  4. UHULLLL!!!! eu tive um carro igual ao Ayrton Senna e não sabia...

    O Fusca que eu tive também era um 75 "azul calcinha", só resta saber se o dele era um 1300 standard ai fechou.

    ResponderExcluir