Fusca

Fusca

terça-feira, 21 de maio de 2013

ALLMETAL

Anúncio de maio de 1962.

Os batentes de proteção dos pára-choques do Fusca foram acessórios quase que obrigatórios nos anos 60. Várias modelos estavam disponíveis no mercado, desde protetores adicionais instalados na lâmina do pára-choque a revestimentos de borracha sobrepostos às garras originais. Tinham por função proteger os pára-choques de pequenos arranhões ou batidinhas, principalmente decorrentes de manobras de estacionamento.

Anúncio de Agosto de 1962.
Uma das empresas que fabricou esse protetores foi a ALLMETAL, localizada na Av. Lavandisca, 515, Bairro Moema, São Paulo (SP). A ALLMETAL chamava seu produto de amortecedor de borracha com chapa blindada. Eram disponível tanto para o Fusca quanto para a Kombi. Esses protetores eram fixados sobre as garras originais, que precisavam ser furadas para sua instalação.

Anúncio de Dezembro de 1962.

A ALLMETAL forneceu seus produtos para as concessionárias VW na época e, a partir do final de 1962, oferecia seus protetores de borracha nas mais variadas tonalidades de modo a combinar com a cor da carroceria. 

Acima, os batentes de proteção da ALLMETAL.

 Na parte de trás dos batentes, a identificação da empresa ALLMETAL, "Patente Requerida", "S.P." (de São Paulo) e a expressão "Indústria Brasileira".

O vibrante logo da VW no batente da ALLMETAL. Apenas os batentes fornecidos às concessionárias possuíam o logo da VW; os batentes destinados ao mercado de reposição eram totalmente lisos.

Vista lateral dos protetores. Percebe-se que os batentes são para encaixe nas garras (ou picaretas) mais vincadas (com maior curvatura), que equiparam o Fusca até a segunda metade dos anos 60.

 Batente de proteção instalado nas garras do pára-choque de um Fusca 1959.

 Chegando perto ....

... mais perto. Observe o logo VW!

Acima, detalhe da garra mais vincada, em que os batentes da ALLMETAL irão se encaixar perfeitamente. Quando for comprar esses batentes para seu Fusca, fique atento a esse detalhe, pois há diferenças na curvatura das garras.

Detalhe da garra menos vincada (usada nos últimos anos do Fusca com pára-choque de poleiro).

Acima, detalhe do protetor de pára-choque da ALLMETAL, com o logo VW insculpido na borracha. Foto  publicada em setembro de 1964.

Um comentário:

  1. Para ver como antigamente as coisas eram bem feitas, eles se preocupavam até em fazer o logo VW, ainda que fosse só nos batentes instalados pelas concessionárias.

    ResponderExcluir