Fusca

Fusca

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PETRACCO-NICOLI

 
A INDÚSTRIA PETRACCO-NICOLI S.A., localizada na Rua Florêncio de Abreu, 180, São Paulo (SP) e com fábrica na Rua dos Alpes, 124, Bairro Cambuci, foi fundada em 1909, por Massucci, Petracco e Nicoli.

 A empresa começou fabricando placas esmaltadas para diversas finalidades, principalmente para a indústria, comércio e profissionais liberais. Acima, placa esmaltada confeccionada por Massucci, Petracco e Nicoli, utilizada no escritório  de advocacia do Sr. Antenor Ayrosa Machado, de Monte Alegre de Minas (MG). Formado em 1915 pela renomada Universidade de São Paulo (SP), foi aluno - nada mais nada menos - de Ruy Barbosa, ilustre advogado, político e escritor brasileiro. Inscrito desde 1932 na OAB/MG, Antenor era conhecido por jamais perder uma causa. Foi também vereador da cidade de Monte Alegre de Minas. Já falecido, seu nome foi dado a uma rua e uma escola estadual da cidade.

Perceba o detalhe da inscrição MASSUCCI, PETRACCO e NICOLI na placa do Sr. Antenor Ayrosa. É uma das placas mais antigas que conheço feitas pela PETRACCO-NICOLI. Atualmente, encontra-se bem guardada por William  Faria de Sá, bisneto de Antenor Ayrosa, que gentilmente repassou as informações acerca desta placa, a quem novamente agradeço. 

Medalha comemorativa dos 50 anos da empresa.

Além da fabricação de placas profissionais, a PETRACCO-NICOLI fabricou também placas de ágata para identificação do nome de ruas. Certamente, boa parte das ruas da cidade de São Paulo foram povoadas por placas confeccionadas pela PETRACCO-NICOLI.

Anúncio de Agosto de 1962.

Com o desenvolvimento da indústria automobilística nos anos 50 e 60, a PETRACCO-NICOLI começou a fabricar placas refletivas (ou placas luminosas), revestidas com Scotchlite, produto que refletia a luz.

Anúncio de Janeiro de 1963.

 As placas luminosas da PETRACCO-NICOLI brilhavam no escuro, tal qual os olhos de um gato que refletem a luz.

Anúncio de Maio de 1963.

Vantagens: além da luminosidade é confeccionada em alumínio e aço inoxidável para evitar corrosão; contém moldura própria; durabilidade iluminada. Evitava colisões noturnas.


A PETRACCO-NICOLI tornou-se empresa de destaque no ramo de acessórios automotivos, junto com METALÚRGICA GLICÉRIO, BAGAGEIROS WEEK-END, CAPAS OCCHIALINI, TRAVAS TRAVOX, etc.

Anúncio de Abril de 1964.

Além das placas refletivas, a PETRACCO-NICOLI fabricou emblemas internacionais para serem colocados nos carros - como adorno - uma moda da época.

Anúncio de Agosto de 1966.

 Placas de sinalização de trânsito também foram feitas pela PN.

Logomarca da empresa no verso da placa de PARE.

Placa amarela feita pela PETRACCO-NICOLI. 

 A PETRACCO-NICOLI patenteou a marca LUMIFLEX.

 Placa da PETRACCO-NICOLI em um Fusca 1965.

O nome LUMIFLEX na placa identifica a empresa.

Anúncio de Dezembro de 1967.

Também foi fabricante de triângulos de segurança.

Anúncio de Janeiro de 1971.

 O carro-chefe da empresa era a confecção de placas automotivas.

  A PETRACCO-NICOLI foi fabricante do brasão de São Bernardo do Campo, emblema que acompanhou o capô do porta-malas do Fusca entre 1959 a março de 1966.

A inscrição PETRACCO-NICOLI na parte de trás do brasão.

Brasão do Fusca com a inscrição da empresa no suporte de fixação.

A PETRACCO-NICOLI também industrializou os frisos refletivos para o SP2.

Fabricou plaquetas de placas (4x11cm), feita de uma liga de ferro, para comprovar o licenciamento anual do veículo. Era afixada à placa traseira de todos os veículos em circulação no Brasil até 1982. Tinha por função comprovar que o proprietário de veículo automotor efetuou a renovação anual do licenciamento do veiculo automotor (pagamento da TRU - atual IPVA -, pagamento de multas, pagamento do seguro obrigatório e vistoria do veiculo). Somente após o atendimento dessas exigências é que o contribuinte adquiria o direito de receber sua plaqueta, como prova do integral cumprimento de toda sua obrigação tributária. A PETRACCO-NICOLI foi a maior fabricante no país dessas plaquetas e, na época em que se discutia sua extinção, houve lobby da empresa junto ao Ministério de Desburocratização (ministro Hélio Beltrão) (cfe. Folha de São Paulo, nov. 1981) para a manutenção da plaqueta. Um dos proprietários, Mário Nicoli, era aparentado do ministro Delfim Neto (cunhado, casado com a irmã do então Ministro).

Chaveiro com a placa do automóvel em miniatura feito pela PETRACCO-NICOLI.

Na parte de trás do chaveiro podia ser gravado o nome do proprietário do veículo (observe, nas letras minúsculas a inscrição PETRACCO-NICOLI).

 Medalha comemorativa dos 50 anos da empresa em 1959.

Verso da medalha. 

12 comentários:

  1. Eu tenho uma placa da Massucci, Petracco & Nicoli. Essa placa era do meu bisavô, que era Advogado já na década de 30, e a placa ficava na porta do seu escritório. Seu nome era Antenor Ayrosa Machado, e ele foi aluno de Ruy Barbosa. Seu nome consta, ainda hoje, como inscrito no site da OAB\MG com o número 282,em 20/06/1932. Ass.: William Faria de Sá

    ResponderExcluir
  2. A placa é branca e a escrita é em azul (esmaltada).

    Se quiser fazer contato por alguma razão, meu e-mail é wfariasa@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. oi william, obrigado pelas informações, te mandei e-mail. abraços.

    ResponderExcluir
  4. O brasão do capô do Fusca eu não sabia que era feito por eles.

    ResponderExcluir
  5. recentemente comprei em um antiquário uma medalha comemorativa do jubileu de ouro identica a da foto acima. Está em meu acerto de antiguidades. muito bonita por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho uma medalha dessas,infelizmente destruída, por causa de um incêndio,(historia mal contada) alem de maus cuidados essa medalha se tornou brinquedo de criança por muito tempo. fui meu pai que pegou quando era criança e passou para mim quando criança, infelizmente essa medalha não teve tanta sorte.

      Excluir
  6. Prezados,
    Tenho a honra de vim aqui colocar o meu depoimento de uma placa que guardo em meu poder do meu estimado pai (medico) no sul de minas gerais que prestou seu serviços nas localidades de (Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Itajubá). Essa placa foi feita em São Paulo pelos Massucci, Petracco e Nicoli nos anos 20. Dr JOÃO ALFREDO DA CUNHA era um medico especializado como diz a placa em garganta, ouvido e nariz hoje essa especialidade se chama otorrinolaringologista formou-se pela UNIVERSIDADE DO BRASIL (campus urca) hoje UFRJ em 1919.
    Essas placas naquela época deveriam demorar uma eternidade para serem entregues imagina confecciona-las em São Paulo e entrega-las no sul de minas gerais uma distância de 300 Km.
    Na minha humilde opinião essas placas eram de agatha posso ate estar enganado ou talvez placa esmaltada que é um material de ótima qualidade e de uma perfeição impar fora sua qualidade e durabilidade.
    O meu email para contato é freddyy58@hotmail.com para quaisquer esclarecimento adcionais.
    Vou prestar uma justa homenagem a esse homem integro Dr JOÃO ALFREDO DA CUNHA que deixou registrado na minha memoria boas e ótimas lições de vida.
    FREDERICO THEODORO DO AMARAL CUNHA

    ResponderExcluir
  7. Não consegui postar a foto da placa.
    Frederico T. Amaral Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Frederico. Peço que encaminhe a foto da placa para o email opasgarage@hotmail.com
      Teremos grande prazer em complementar a matéria com a foto e as informações que o sr. enviou. Grato.

      Excluir
  8. Eu tenho uma medalha comemorativa dos 50 anos dá petracco Nicoli será que tem algum valor ???? Meu ZAP 965404563

    ResponderExcluir
  9. Eu trabalhei nessa empresa em 1971 que foi meu primeiro emprego,e agora o inss diz que essa empresa não era digitalizada e preciso de alguns documentos gostaria que os mesmos entrassem em contato comigo pois tentei e não consegui falar com ninguém.Meu email é Selma_11@ymail.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho 3 chaveiros dos anos 70 desta empresa caso queiram aqui esta o anuncio. Att,Ricardo
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-880788466-chaveiros-antigos-metal-ind-petracco-nicoli-lumiflex-anos70-_JM

    ResponderExcluir