Fusca

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terça-feira, 11 de junho de 2013

DATA

Diversas partes, peças e acessórios do Fusca possuem o ano de fabricação. Importante ficar atento a esse detalhe, tanto para identificar aspectos de originalidade do carro, quanto para identificar ou confirmar o  ano de fabricação do veículo. O primeiro lugar que se deve observar é a plaqueta de identificação do Fusca, localizada no berço do estepe, dentro do porta-malas. Nessa plaqueta, além do número do chassi, consta o ano de fabricação do besouro. Na tarjeta acima, o Fusca foi fabricado em 1957 (Baujahr = Ano de Fabricação). Confere-se o número do chassi da plaqueta de identificação com o número gravado sobre o túnel do chassi, embaixo do banco traseiro; obviamente, precisam ser idênticos. Se for um Fusca alemão,  é altamente recomendável conferir o número do chassi com as tabelas constantes em diversos sites da internet (exemplo: http://www.thesamba.com/vw/archives/info/bugchassisdating.php), haja vista - infelizmente - a grande quantidade de adulterações feitas em falsos Fuscas alemães (os populares "cabritos"). O Fusca com o chassi 1.57X.841, por exemplo, foi fabricado em junho de 1957.


Outro lugar mais visível para identificar o ano do Fusca é a data que fica na parte de trás do velocímetro. Essa data é apenas indicativa do mês e ano de fabricação do veículo, não podendo ser levada em conta para afirmar, peremptoriamente, que o Fusca teria sido fabricado naquele mês/ano. Essa regra vale também para todas as demais partes e peças que possuem data.

A depender do ano, a data na parte de trás do velocímetro pode estar pinada e/ou com um carimbo.

A roda do Fusca também possui data de fabricação. Acima, roda datada de janeiro de 1955.

Roda do Fusca de abril de 1974.

A caixa de direção dos Fuscas mais antigos também possuem data de fabricação. Acima, caixa de direção com data de 26 de outubro de 1955.

Máquina de levantar o vidro do Fusca datada de novembro de 1954.

Os cintos de segurança, utilizados nos Fuscas a partir de 1970, também eram obrigatoriamente datados. A foto acima é de um cinto de segurança instalado em um SP2.

Acima, etiqueta da TORO S.A em forração anti-ruído do Fusca, datado de setembro de 1971.

Cubo/tambor de freio datado de 1962.

Regulador de Voltagem. Os códigos da base indicam o mês/ano de fabricação. Veja mais detalhes aqui.

Além do velocímetro, todos os demais instrumentos de precisão possuíam data de fabricação (relógio de horas, conta-giros e marcadores de combustível).

Medidor de combustível da marca INSTRON, datado, em sua lateral, de janeiro de 1972.

Capa do pisca fininho, com data em carimbo de 16 de fevereiro de 1961.

Aro da buzina do volante Cálice, datado de julho de 1969.


Carcaça do farol olho de boi, fabricado pela ARTEB/HELLA, datado de 03 de março de 1970, com carimbo de borracha a tinta.


Cebolinha de óleo do motor datada de março de 1958.


Etiqueta encontrada embaixo do banco do Fusca, da empresa Irmãos Lantieri Ltda., de 17 de março de 1966.

Base do filtro de ar, banhado a óleo. Datado de 02.56 = fevereiro de 1956.

Além disso, diversas outras peças receberam data, citando-se, exemplificativamente, os pneus (codificado), relé de farol, bóia do tanque (carimbo de borracha a tinta), engrenagens do câmbio (pinada), alguns rádios (exemplo: "Sedan-74", carimbado a tinta, modelos Volkswagen e Motorádio), etc. etc. etc. Obrigado ao amigo Diogo, pela grande colaboração.

2 comentários:

  1. Todos os dias visito este ótimo blog,Parabéns e continue com o ótimo trabalho.Abraço e tudo de bom!

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  2. Existe uma numeração na caixa de estepe do fusca logo abaixo do buraco da caixa de direção onde tem uma numeração gravada EX:(B000000) gostaria de saber como se descodifica esse numero ou se tem alguma tabela com o numero das carrocerias pois eu tenho uma carroceria e nao tem a plaqueta e ela é inteira original, e eu gostaria de saber qual o ano dela..por Favor se alguem puder me ajudar! Não existe nenhum post na internet falando sobre isso..

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