Fusca

Fusca

sexta-feira, 19 de julho de 2013

MALAS DE VIAGEM IKA

Viajar com o Fusca, em família numerosa, sempre representou um desafio, uma vez que o besouro não é dotado de um porta-malas generoso.

De qualquer forma, a Volkswagen sempre exaltou a capacidade do Fusca em bem atender às necessidades da família, em qualquer circunstância, a despeito de suas dimensões compactas.
Para isso, a utilização do "chiqueirinho" para a acomodação de malas de viagem era vital. Chiqueirinho, que, primariamente, significa curral de porcos, é utilizado, popularmente, para denominar um pequeno cercado para abrigar crianças dentro de casa. O compartimento atrás do banco traseiro do Fusca muito se assemelha a esse cercado, daí a origem do nome.

O compartimento atrás do banco traseiro do VW Sedan acomodava com tranquilidade duas malas grandes, uma grande e duas pequenas ou, ainda, quatro malas pequenas. 

O porta-malas propriamente dito comportava apenas uma mala grande ou duas pequenas. Assim, o besouro acomodava, com tranquilidade, quatro volumes, suficientes para o transporte dos pertences de uma família de quatro pessoas. Obviamente, que famílias mais aventureiras, que utilizavam o Fusca para irem acampar no campo, na praia ou cidade,  podiam adicionar bagageiros de teto para aumentar a capacidade do cargo do pequeno, mas valente, Sedan.
 Anúncio de novembro de 1960.

Em 1960, a empresa curitibana IRMÃOS KNOPFHOLZ, então detentora da marca IKA, lançou um conjunto de malas para serem utilizados exclusivamente para o Fusca. Era um conjunto de 4 (quatro) malas: 3 (três) para serem acomodadas no "chiqueirinho" e, a maior, para o porta-malas.

Anúncio de Setembro de 1962.

O conjunto de malas IKA foi desenhado especialmente para acomodar as malas nos espaços livres do Fusca (porta-malas e chiqueirinho), maximizando o uso desses compartimentos. 
 
Acima, um raro conjunto de malas da IKA em um Fusca 1960. Observe que as três malas aproveitam todo o espaço livre do chiqueirinho. 

Com o lançamento do Karmann-Ghia em 1962, a IKA lançou, também, um conjunto de malas exclusivas para o primo rico do Fusca.

Acima, um legítimo conjunto de malas da IKA feito para o Karmann-Ghia. 

Detalhe da marca IKA nas malas. O interior era inteiramente revestido em seda; as fechaduras, em aço inoxidável. Eram malas feitas para durar.

O conjunto de malas IKA eram oferecidas nas próprias concessionárias VW. A empresa IRMÃOS KNOPFHOLZ não existe mais. A marca IKA foi vendida, há alguns anos, pela família KNOPFHOLZ. A marca IKA foi e continua sendo sinônimo de alta qualidade na fabricação de malas de viagem. IKA, o melhor para seu Sedan. E boa viagem!

2 comentários:

  1. Há uns 11 anos atrás, tinha um encontro de Fuscas no estacionamento de um shopping aqui perto de casa e eu sempre ia nesses encontros e foi lá que eu vi esse jogo de malas pela primeira vez, aliás, qual outro carro popular teve um jogo de malas desenvolvido só para ele??

    ResponderExcluir
  2. tenho um fusca 62 vidro oval tel 11 949167959

    ResponderExcluir