Fusca

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domingo, 28 de julho de 2013

O FRIO CHEGOU!

O frio chegou pra valer!
 
 Em Curitiba, depois de 38 anos, voltou a nevar.
 
 Mesmo nesses dias de inverno, tire seu Fusca da garagem, dê uma voltinha com ele. Faça como os europeus, curta o frio ao lado do pequeno Sedan! Esquiar pode ser uma ótima opção.
 
Para que os esquis coubessem no Fusca, havia diversos tipos de suporte que, acoplados ao besouro, permitiam levar tais apetrechos para qualquer monte nevado.  
 
Os esquis dos anos 50 e 60 eram feitos de madeira e possuem tamanho avantajado, muito maiores que os fabricados hoje em dia.
 
Os suportes de esquis eram, via de regra, instalados na grade de refrigeração traseira do Fusca e nos suportes das lâminas do pára-choque.
 
Revista Gute Fahrt de Janeiro de 1955.
 
O uso de suporte de esquis pelos europeus e americanos nos Fuscas remontam ao início dos anos 50.
 
Os suportes eram instalados sem necessidade de um único furo no besouro. O suporte da parte superior era aparafusada nas aletas de refrigeração.
 
Na parte inferior, as caixas que acomodavam os esquis eram fixadas utilizando-se dos próprios parafusos do para-choque. 
 
Uma cinta de couro segurava os esquis.
 
Os suportes podiam ser simples ...
 
... ou duplos, a depender da necessidade do proprietário do Fusca.  
 
Era um acessório tão comum que figurava em todos os catálogos da época.
 
Casa de acessórios que oferecia "tudo para seu Volkswagen" tinha que ter os suportes para esquis.
 
Os esquis eram sempre acondicionados nas extremidades da grelha traseira, de modo que não prejudicassem, sobremaneira, a visão do motorista pelo espelho retrovisor interno.
 
Passado o inverno, os mesmos suportes podiam ser utilizados para transportador os patins para serem utilizados no esqui aquático. 
 
Os suportes de esqui eram vendidos nas concessionárias VW na época. 
 
Equipamento feito pela alemã KAMEI, já em material plástico. Podia acondicionar apenas um par de patins.
 
Suporte duplo de esquis feito pela alemã DENFELD.
 
Suportes de esquis feitos pela alemã SHERPAS, talvez o mais famoso fabricante desse acessório. 
 
Folder de instalação dos suportes de esquis para o Fusca com para-choque de lâmina quadrada.
 
Anúncio de Março de 1957.
 
Desenvolveu-se, também, bagageiros específicos para o transporte dos esquis. Acima, anúncio da empresa alemã LIETZ, cujo produto acondicionava alguns pares de esquis.
 
 A alemã HERKULES também desenvolveu suportes de esquis para serem instalados sobre o teto do Fusca.
  
É comum nos encontros de carros antigos na Europa os Fuscas desfilarem portando m par de esquis. 
 
Durante toda a trajetória do Fusca o suporte de esquis foi utilizado no Besouro; nos Fuscas split...
 
... nos ovais ...
 
... nos anos 60 ...
 
 ... e 70.
 
Nos Porsches ...
 
 ... e nos Karmann-Guias, o acessório estava lá. Era obrigatório para quem utilizava o carro no lazer do inverno europeu, americano, canadense, e, quem sabe, no inverno gaúcho, catarinense, curitibano ...

2 comentários:

  1. Baseado na idéia é que fixei o skate no Macfuca. Pelo frio que esta fazendo vou ter de substituir o esporte. Abraço

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  2. Aliás, essa nevasca que deu em Curitiba há 40 anos atrás, foi até matéria da Fusca & Cia para ilustrar um Fusca 1300 standard dai que foi comprado justamente nesse ano e tinha como curiosidade o ar quente, que na época o dono deve ter pedido na concessionária em razão da nevasca.

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