Fusca

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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

RABO DE PEIXE

De antemão, peço escusas, caro leitor, por começar este tópico com a foto de um Cadillac. Nada contra os admiradores da marca. Ocorre, que considero o Cadillac a antítese do Fusca. O Cadillac é grande, luxuoso, potente, sofisticado e símbolo de requinte e sofisticação. O Fusca, ao contrário, é pequeno - no tamanho da carroceria e na potência de seu motorzinho a ar - espartano, econômico, versátil, discreto, prático, feito para se deslocar do ponto A ao ponto B; carrinho valente e confiável, sempre chegava ao ponto B. Ambos, contudo, são ícones de uma era, cada qual com suas características. 

Ao término da II Guerra Mundial as aeronaves tornaram-se símbolo do heroísmo americano. Os aviões acabaram por inspirar o design dos automóveis nos anos 50. As carrocerias tornaram-se alongadas e os pára-lamas traseiros homenageavam as turbinas de um avião, projetando-se para além da linha da carroceria, para cima e para trás. Esse desenho peculiar dos pára-lamas traseiros, foi apelidado, aqui no Brasil, de rabo de peixe, por lembrar a cauda desse animal.

Nos Estados Unidos, esse estilo teve seu ápice em 1959 e 1960, anos em que o exagero das linhas beira à extravagância. Todas as grandes montadoras americanas embarcaram no estilo: Chevrolet, Chrysler, GM e Ford.  

 No Brasil, alguns veículos seguiram a tendência do rabo de peixe, como o Aero Willys ...

... Simca Chambord ...

 e, de forma muito discreta, o Karmann-Guia. 

Apesar de o Fusca ter passado ao largo dessa tendência - afinal seu projeto pouco se modificou ao longo de seis décadas de produção - as indústrias de acessórios não se esqueceram do besouro. Para quem quisesse aderir à moda, a INDÚSTRIA METALÚRGICA NEUSA LTDA, localizada na Vila Mazzei, em São Paulo (SP), lançou no final dos anos 50 um belo par de rabos de peixe para o Fusca. A foto acima percorreu as redes sociais recentemente e, apesar de muitos "arghhh" dos usuários, demonstra a criatividade do brasileiro em tentar vender seu peixe. Aerodinamize seu carro! Esse era o mote da empresa para chamar a atenção do seu produto. Feitos em chapa de aço, os rabos de peixe eram instalados sobre os pára-lamas traseiros e seguiam a linha dos frisos laterais do Fusca. Lanternas traseiras do Karmann-Ghia acompanhavam o kit. Extravagante?  

Acima, outra modificação feita na traseira do Fusca nos anos 60. Repare que as lanternas originais foram montadas na horizontal.

A INDÚSTRIA METALÚRGICA NEUSA LTDA ficou conhecida, em verdade, pela fabricação de brinquedos em miniatura feitos em metal.

Um desses brinquedos - ricos em detalhes - era o fogãozinho NEUSA. Observe o botijão, marca "Neugás".

Detalhes de identificação da empresa no fogão.

Caixa original do "Fogãosinho a Gaz" (sic) da NEUSA.

Outro brinquedo feito pela NEUSA: a máquina de lavar Neusamatic.

Um comentário:

  1. Coloca esse "rabo de peixe" no Fusca, junto com o capô de Rolls-Royce e o Fusca fica simplesmente "um luxo". :D :D :D :D

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