Fusca

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quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ZAMAC

Zamac é o nome de uma liga metálica empregada no fabrico de numerosos produtos na indústria automobilística, ferragista, moveleira, eletro-eletrônica, calçadista, naval, dentre outros.
Dentre todas as ligas de metais não ferrosos, o Zamac é uma das que possuem maior utilização, devido às suas propriedades físicas, mecânicas e à fácil capacidade de revestimento por eletrodeposição (banho de cromo, níquel, cobre, ouro). O seu baixo ponto (aproximadamente 400 graus Celsius) permite uma maior durabilidade do molde, permitindo uma maior produção de peças em série fundidas. Seu preço elevado nos últimos tempos tem feito com que o Zamac fosse substituído em larga escala pelo alumínio, que, além de ter menor densidade (peças mais leves, menor uso de material), tem atualmente preço bem inferior.
O nome Zamac é derivado das iniciais dos metais usados na liga (Z de zincoA de alumínioMA de magnésio e C de cobre). O Zamac é conhecido, erroneamente, com o nome de antimônio. O antimônio em nada remete ao Zamac, nem mesmo é um metal, mas, sim, um semimetal.
Na indústria automobilística, em particular, é utilizado na fabricação de peças da carroçaria do automóvel, manípulos das portas, manivelas, elementos decorativos ou aquelas que não exigem uma grande resistência mecânica (cf. Dicionário do Automóvel, Roger Guerber, 1969, pg. 238, Companhia Editora de Minho, Barcelos, Portugal, com adaptações).
O Fusca utilizou diversas peças e acessórios feitos em Zamac. Vejamos algumas delas (obrigado ao amigo Diogo pelas informações sempre valiosas).
 
Base do espelho retrovisor interno.
 
Tijolinho dos limpadores do pára-brisa.

Trava de direção (original).

Trava de direção (acessório de época). 

Maçanetas internas. 

Emblema "Volkswagen" em letra cursiva.

Botão do porta-luvas.

Trinco do quebra-vento.
 
 Batentes das portas.
 
 Maçaneta externa de abertura das portas.
 
Base original do brasão do capô do porta-malas.
 
Moldura do brasão (acessório de época).
 
Moldura do brasão (acessório de época).
 
Aro do volante cálice (1959-1973).
 
Batente guia da porta.

Base da chave da seta (Fusca 1952-1959).
 
Chave de seta Fusca a partir de 1959.
 
Carcaça da lanterna traseira (Fusca até 1961).
 
Maçaneta da tampa do motor.
 
Base do PQP do painel (acessório de época).

Base do PQP do painel (equipamento original).

Frisos do painel (Fusca 1957-1961).
 
Trinco interno da janela lateral basculante.

Carcaça do nariz de placa.
  
Gancho da lagartixa do banco traseiro.

 Capa dos piscas.

Bóia do tanque.

Haste do espelho retrovisor externo do tipo pino de porta (acessório de época)

Haste do espelho retrovisor externo do tipo raquetinha (equipamento original a partir de 1969).

Alça de abertura do capô dianteiro.

Botão do reclinável do banco.
 
Ignição Fusca.
 
Moldura do emblema VW do capô dianteiro (acessório de época).

5 comentários:

  1. Caro, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente material, com informações precisas, rica em ilustrações e leitura cativante. Trata-se de uma leitura para os verdadeiros amantes do Fusca, particularmente aqueles dos anos 50. Gostaria de saber como posso em entrar em contato com você pois meu Split 1952 tem um acessório (tampas nos dois porta-luvas) que já me disseram ser de época mais não consegui nenhum material da época, tampouco identificar o fabricante. Não são aquelas tampas parecidas com os Karmann Cabrio, são feitas em chapa de aço e tem desenho simples, porém muito bem feitas. Tenho fotos que posso encaminhar. Obrigado e parabéns pelo excelente material e pela restauração do 1959 e do ragtop 1956 (que também acompanho).

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  2. Olá, obrigado pelos elogios. me contate pelo email rjunkes@ig.com.br. Te adianto que as tampas do porta-luvas do Split eram raros acessórios de época, normalmente com pequenas dobradiças.

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  3. Hoje em dia, muita gente reclama dos batentes de porta feitos atualmente, será que é porque substituíram o Zamac pelo alumínio para fazê-los???

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  4. Caro amigo, gostaria de um email de contato, esse ai retorna com erros, meu email é bhlima2@gmail.com

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