Fusca

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sexta-feira, 21 de março de 2014

ALAVANCA DE CÂMBIO NA COLUNA DE DIREÇÃO


Nos anos 50, parcela significativa dos automóveis, principalmente os fabricantes nos EUA, possuíam a alavanca de acionamento do câmbio na coluna de direção. O espaço era melhor aproveitado e a maioria dos veículos possuíam banco inteiriço na frente, o que possibilitava acomodar 3 (três) ocupantes com absoluto conforto. Alavanca de câmbio no assoalho apenas nos carros esportivos europeus. Tanto é assim que, quando o Fusca começou a ser vendido nos Estados Unidos em 1950, o americano imaginava tratar-se de um puro sangue vindo da Europa. Ledo engano" Aquele motorzinho de 25hp estava longe de ser considerado esportivo; tinha outras qualidades inegáveis, mais não era um motor para desempenho e velocidade.

De qualquer modo, para certo desgosto da Volkswagen, começaram a surgir no mercado equipamentos para acionamento das marchas por meio de uma alavanca localizada na coluna de direção do Fusca. 

 Além de melhor se ajustar a um costume americano, a localização da alavanca na coluna de direção proporcionava maior espaço e conforto aos ocupantes do carro.  

O sistema, porém, além de caro, exigia adaptações. No Brasil, a empresa DELPARTS lançou, no Salão do Automóvel de 1964, o câmbio na direção, adaptável no sedan e na Kombi.

Acima, prospecto com o modo de instalação da alavanca na coluna de direção do Fusca.

 A Volkswagen alemã era contrária à instalação desse equipamento. Em um de seus Boletins de Serviço, emitidos periodicamente, chegou a alertar seus concessionários quanto à possibilidade de perda da garantia na hipótese de se instalar a alavanca na coluna de direção. Independentemente disso, havia consumidores que queriam esse equipamento em seu Fusquinha. O mercado é assim, se há necessidades, sempre haverá alguém para supri-las.

3 comentários:

  1. Era treta esse sistema de alavanca de marchas na direção do Fusca, imagina dar problema isso ai??

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  2. Eu queria um desse !

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  3. Alguem sabe se ainda existe esse lit no mercado?

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