Fusca

Fusca

segunda-feira, 17 de março de 2014

EMBLEMAS OU LETREIROS DA TAMPA DO MOTOR

VW Sedan 1200.

Considerando a trajetória de quarenta anos do besouro no Brasil, os Fuscas fabricados até dezembro de 1966, chassi nº B 6-336.100, motor nº B 438.861, saíam de fábrica sem qualquer emblema na tampa do motor. Era comum, contudo, os revendedores autorizados afixarem um emblema identificando a concessionária que vendeu o Fusca ou, ainda, emblema identificando a própria marca Volkswagen, em dístico de letra cursiva. (mais informações clique aqui).

VW Sedan 1300.

A partir de janeiro de 1967, com o início de produção do Fusca com motor de 1300 cc (46cv), à tampa do motor do Fusca foi adicionada o emblema "1300", indicando as cilindradas do novo motor. O letreiro "1300" foi usado no Fusca entre janeiro de 1967, chassi B 7-336.101, motor BF 10.016, a  outubro de 1974, chassi BJ 106.599.

VW Sedan 1500.

Em 1970, com o lançamento do Fusca 1500, conhecido como Fuscão, o emblema "1500" passou a ser utilizado na tampa do motor. Durou enquanto o Fuscão foi fabricado, ou seja, entre 1970 a 1975.

VW Sedan 1600-S.

Em 1974, novo lançamento da VW: o Fusca 1600-S, conhecido como Bizorrão, como motor de 1584cc. O Fusca 1600-S possuía uma tomada de ar instalada sobre a tampa do motor, sobre a qual pairava a identificação do modelo: 1600-S. O "1600" é separado do "S", constituindo-se em duas peças separadas. O "S" era em vermelho reflexivo. Emblema utilizado entre 1974 e 1975, período em que o modelo foi fabricado.

VW Sedan 1600.

Com o fim da produção do Bizorrão, a VW lançou o VW Sedan 1600. O letreiro "1600"  foi utilizado de 1976 a 1982, com a ressalva de que, entre 1976 a setembro de 1978, o dístico era feito de metal ; a partir de outubro de 1978 até julho de 1982, de plástico.

VW Sedan 1300-L.

O lançamento do Sedan 1300-L em 1976 fez surgir novo emblema na tampa do motor. O "1300-L" era feito em metal em duas peças distintas, ou seja, o "1300" separado do "L". 

VW Sedan 1300-L 1980.

A partir de outubro de 1978 e até julho de 1982 o emblema "1300-L" foi feito em plástico numa única peça.

Emblema "Álcool".

Em 1979, com o lançamento do Fusca movido a álcool, a VW acrescentou o emblema "Álcool" à tampa traseira, com fundo preto e letras em vermelho reflexivo. Esse emblema foi usado até novembro de 1981.

VW Sedan Série Prata.

Em 1980, com o lançamento do Fusca Especial Série Prata, o modelo ganhou letreiro exclusivo: "S PRATA". O Série Prata foi fabricado exclusivamente como modelo 1980.

VW Sedan 1300-GL.

 Entre agosto de 1981 e julho de 1982 o modelo 1300-GL possuía emblema exclusivo, feito em plástico com fundo preto, "1300" em prata e o "GL" em vermelho.

Em 1983 o Fusca ganhou novo emblema.

 A partir do lançamento do Fusca modelo 1983 até o último modelo produzido em 1986, a tampa do motor possuía o emblema "Fusca" feito em plástico.

VW Fusca Itamar.

Com o relançamento do Fusca em 1993, a tampa do motor ganhou novo letreiro: "Fusca", estilizado, mais moderno e colorido. Esse emblema foi utilizado até 1996, exceto no Fusca Série Ouro.

Fusca Itamar com emblemas característicos na tampa do motor.

Além do emblema "Fusca", todos os Fuscas produzidos entre 1993 e 1996, possuíam o logo "VW redondo" entre as aletas da tampa do motor.

VW Fusca Série Ouro.

Para comemorar a despedida final da fabricação do Fusca no Brasil, a VW lançou o Série Ouro, com 1500 unidades fabricadas. Essa série exclusiva vinha de fábrica com o letreiro "Fusca" em letra cursiva e cor dourada sobre fundo preto. 

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Opas... tem um logotipo ai que passou batido, que é um que era exclusivo dos Fuscas 1983 que tinha a grafia "Fusca" diferente da dos Fuscas de 1984 até 1986.

    http://www.vwantigo.net/shop/product_info.php?cPath=43&products_id=971

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, desconhecia essa diferença. Mas, pesquisando, tambem não consegui achar a diferença entre emblema 83 e 84-86. Mande-me mais informaçoes para opasgarage@hotmail.com que eu atualizo o tópico. grato.

      Excluir
  3. Opas... o link do logotipo está logo abaixo da minha mensagem é que eu postei o link do VW antigo porque não consegui fazer o link da imagem abrir aqui no post.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Parabéns! excelente matéria sobre os emblemas. Essa riqueza de detalhes incluindo até o mês que mudaram a série do ano seguinte achei fantástico!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe pelo anónimo! Att. Emerson Gagliardi

    ResponderExcluir
  6. AMIGOS, TENHO UM FUSCA 1300 (NÃO É O "L"), ANO 1982 E MODELO 1983. NA TAMPA DO MOTOR DELE SÓ VEM "FUSCA" ESCRITO. ELE, ATÉ ONDE SEI, É TODO ORIGINAL. NESSE POST VCS DIZEM QUE O EMBLEMA "FUSCA" SÓ APARECE DEPOIS DE FEVEREIRO DE 1983. SERÁ ISSO MESMO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, não sei de onde tiramos essa informação. Dei uma olhada em catalogos, mas não encontramos esse data de fev. 83. O modelo 83 já tinha esse emblema. E como o modelo 83 foi lançado em agosto de 82, desde essa época o emblema Fusca equipou a tampa do motor. Sinto pelo equívoco, já arrumamos o texto. Obrigado pela observação.

      Excluir
  7. Eu que agradeço! Esse blog me surpreende a cada dia pela qualidade!

    ResponderExcluir
  8. Galera tenho uma tampa traseira do fusca mas mão sei o ano tem o símbolo vw na lataria alguém pode me ajudar mando fotos pelo watts 67.9.9983.5164 Rodrigo de Dourados ms

    ResponderExcluir
  9. alguem sabe se é possivel fazer um letreiro personalizado e se puder onde seria um lugar para faze-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tente aqui:
      http://www.skillemblemas.com.br/

      Excluir