Fusca

Fusca

quinta-feira, 13 de março de 2014

ÓCULOS ANTIOFUSCANTE


Andar em pleno dia ensolarado pelas estradas e rodovias deste Brasil faz com que o motorista  precise ter em mãos, ou melhor, no rosto, um óculos de sol. O rayban aviador, com lentes verdes e armação dourada, é a melhor pedida para os proprietários dos velhos Fuscas.  


Todavia, nos anos 60,  havia disponível no mercado um par de óculos indicado para ser usado exclusivamente à noite, visando minimizar o ofuscamento causado pela luz alta dos faróis.

Anúncio de fevereiro de 1968.

Distribuído pela empresa paulistana ORTEL LTDA., os óculos RET-LUX foi anunciado com a solução desse desconforto. "Antifarol, antineblina e antiofuscante elimina o ofuscamento e a cegueira provocada pela luz alta dos faróis ... proporcionando para quem viaja à noite, segurança, tranquilidade e descanso".

Anúncio de julho de 1968.

Eram vendidos com cores variadas e podiam, ou não, ter grau. Apesar de ter sido fabricado no Brasil  possuía patente alemã.

Anúncio de junho de 1968.

O outro modelo disponível na época era os óculos com lentes METAL-LUX, que seriam os "únicos que realmente proporcionam uma visão perfeita apesar da luz cegante dos faróis de carros, caminhões, ônibus que vem de encontro rente ao seu carro". Quem não gostasse dos óculos, podia comprar um espelho retrovisor interno antiofuscante (mais informações clique aqui) ou o rayban do espelho retrovisor interno (mais informações clique aqui), que, igualmente, ajudavam na reflexão das luzes dos faróis.

2 comentários:


  1. Que legal^^

    Pelas imagens se nota que não tinham cores escuras...

    E me fez lembrar que no Japão, se diz que motoristas usando óculos escuros à noite, são da Yakuza...Da máfia...OO'

    Abrax^^

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente essa é dos tempos em que não existia retrovisor interno dia/noite.

    ResponderExcluir