Fusca

Fusca

quarta-feira, 23 de abril de 2014

TRILHO-GUIA DOS BANCOS DIANTEIROS

Os bancos dianteiros dos Fuscas fabricados até 1955 não possuíam a travessa de reforço unindo os trilhos.

A travessa entre os trilhos começou a ser utilizada somente a partir do modelo 1956. Repare que, a partir de 56, além da introdução da travessa, os trilhos são inclinados. 

Diferentemente, os Fuscas split e os ovais até 1955 vinham com os trilhos totalmente retos, sem qualquer inclinação e sem o reforço entre eles. A inclinação era dada apenas pelo formato do próprio banco dianteiro. Esses trilhos possuiam apenas duas posições de ajuste (a partir de 56 passaram a ter sete pontos de ajuste).

Detalhe dos trilhos retos dos Fuscas até 55.

Acima,  medidas para instalação dos trilhos no assoalho do Fusca até 55 (trilhos retos).

 O trilho de fixação do banco utilizado a partir do modelo 1956 passou a ser popularmente conhecido como "trilho fino".  Foi assim utilizado até outubro de 1975.

A partir do lançamento do Fusca modelo 1976, ocorrido em novembro de 1975, a fixação dos bancos dianteiros foi modificada. Tanto o trilhos fixado no assoalho, quanto o suporte inferior do banco, passaram a ser mais largos, razão pela qual  foram alcunhados de "trilhos largos". Esse novo sistema de fixação dos bancos foi utilizado no Fusca até o fim de sua produção no Brasil.

Suporte largo fixado nos bancos dianteiros. Novidade na linha 1976.

Cintas deslizantes feitas em material plástico, instalada entre o trilho e o suporte inferior do banco. Um inovação ocorrida a partir do modelo 76.

5 comentários:

  1. Esses trilhos até 1955 deviam envergar só de olhar para eles.

    ResponderExcluir
  2. Opa, me esclarece uma dúvida. Esses assoalhos tirando os trilhos e o suporte do macaco tinham alguma diferença? Eu pergunto isso, porque possuo um fusca 68 que estou tentando resgatar a originalidade, mas algum idiota que possuía ele trocou o assoalho colocando um do 78 em diante. Eu sei disso pelo suporte do macaco é aquele com barra. O que me causa revolta é que quando tento procura pelo menos o suporte do ano correspondente vejo gente em sites de venda vendendo o suporte do 70 ao 78 como sendo o do 48 ao 70. Você fez uma publicação brilhante sobre isso, que ilustra bem o que estou dizendo, mas realmente fico frustrado com isso, porque não acho o suporte e me indigna o fato de venderem gato por lebre e que funciona com incautos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando os trilhos do banco e o suporte do pára-choque havia, ainda assim, diferenças no assoalhos. Basicamente houve quatro tipo de assoalhos: 1) até 55; 2) 56 a 76; 3) 76 a 86; 4) 93-96. Todos com desenhos diferentes. POrém, do ponto de vista funcional, qualquer assoalho serve em qualquer Fusca, independentemente do ano.

      Excluir
  3. Entendi! Mas porque as empresas que hoje fabricam assoalhos vendem eles de forma leviana sem respeitar as características? Por exemplo, tem assoalho que vendem pra usar até o 77 é um segundo modelo para pós. Você que provavelmente restaurou muitos carros, como conseguiu contornar isso?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, tudo bem? sou de recife. Gostei bastante da sua página. Tenho uma dívida, você tem as medidas do encosto do banco dianteiro? tenho um 62 e o banco foi estreitado na parte superior, estou querendo voltar ao tamanho padrão e não sei a medida. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir