Fusca

Fusca

quarta-feira, 21 de maio de 2014

REFORÇO DO BERÇO DO ESTEPE

É relativamente comum perceber em alguns Fuscas alemães dos anos 50 uma chapa adicional no berço do estepe. Há algumas divergências quanto à sua finalidade: uns dizem que seria um reforço no caso de colisão; outros alegam de que seria uma proteção adicional do chicote elétrico em função da posição do pneu; há, ainda quem diga que a chapa teria a finalidade de evitar que o estepe tampasse os buracos de escoamento de água que estão localizados no berço. Independentemente de sua real finalidade, o único consenso é de que nem todos os Fusca têm essa chapinha, apenas os Sedans destinados ao mercado americano que possuem o pacote conhecido como "Ram Protection" (código M107), disponível para os Fuscas fabricados a partir de 53. Assim, os besouros para o mercado europeu  e os exportados para o resto do mundo não possuem essa chapa. Normalmente, o certificado de nascimento do Fusca alemão, emitido pelo Museu da VW na Alemanha, identifica se há extras no carro, dentre os quais, o pacote M107. 

Graças ao site www.thesamba.com foi possível trazer as medidas para reprodução da chapa, com as respectivas medidas e angulações.

Com o recorte da chapa ....

... passa-se a fazer os vincos, ....

... dobras ....

... e o furo central para permitir perpassar o parafuso da tampa localizada no berço que permite a retirada do varão do câmbio.

Testa-se no lugar ...

... e, finalmente, está pronto para ser soldada.

A chapa é ponteada com solda apenas nas extremidades. Na foto acima, observe o vão entre a chapa e o fundo do berço do estepe.

Sem a chapa, percebe-se os dois furos para esgoto da água. É justamente para permitir a saída da água que a chapa é instalada "suspensa", com um vão entre o estepe e o fundo do berço.

Acima, uma chapa imaculada, ainda original de fábrica.

3 comentários:

  1. Maravilha de Post . . . .Alias todo o Blog é um belíssimo trabalho . . . Referência . . . Parabéns . . .

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante !! Obrigado por dividir com a gente .

    ResponderExcluir