Fusca

Fusca

terça-feira, 26 de agosto de 2014

MANGELS

Anúncio de setembro de 1970.

A empresa MANGELS INDUSTRIAL S.A., sediada em São Paulo (SP), é famosa pela  fabricação de rodas o setor automobilístico. Todavia, suas atividades vão além: além de rodas, a MANGELS fabrica peças de aço estampadas e cilindros de gás. Provavelmente, aquele botijão de gás da sua cozinha foi feita pela MANGELS.

Anúncio de setembro de 1970.

A empresa foi fundada em 1928 por Max Mangels Júnior e Heinrich Kreutzberg, produzindo baldes galvanizados numa pequena fábrica no bairro da Moóca, em São Paulo (SP) e tendo por razão social MANGELS e KREUTZBERG LTDA. Mais tarde o nome da empresa passou para MANGELS e KREUTZBERG S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO.

Anúncio de setembro de 1970.

Em 1958, com a grande expansão da indústria automobilística nacional, começou a produzir rodas de aço para veículos. As rodas produzidas pela MANGELS era de qualidade reconhecida, tanto que, a partir de 1969,  a empresa começou a exportar seus produtos para os Estados Unidos e Canadá. No final de 1971, entrou no mercado europeu, iniciando com o embarque de 22.000 (vinte e duas mil) rodas pelo porto de Santos com destino ao continente europeu. Hoje exporta para mais de 50 (cinquenta) países.


Apesar de novamente ter mudado sua razão social para MANGELS INDUSTRIAL S/A (1963), continuou usando, por muitos anos ainda, o antigo logo da empresa: M/K, iniciais de Mangels e Kreutzberg, sócios fundadores, que deram o nome à empresa nas primeiras décadas de existência. Em 1966, no Salão do Automóvel de São Paulo, a MANGELS apresentou vários tipos de rodas fundidas em alumínio e magnésio, em talas mais largas, para preencher uma lacuna no mercado que queria rodas mais leves, esportivas e, principalmente, mais baratas, uma vez que que as importadas eram muito caras

Anúncio de setembro de 1970.

Nos anos 60 e 70 tinha como concorrentes no mercado de rodas, a A.V.M., BORLÉM, COBRASMA, FREIO DE OUTRO, RODABRÁS, FUMAGALLI, ITALMAGNÉSIO, NEKARTH, PREMESA, FNV, AÇOS PLANGG, JOÃO HOPPE, MAFERRAÇO, FUNDIÇÃO AMERICANA e USINA QUEIRÓS. A MANGELS  continuou em expansão e, em 1976, era um grupo formado por várias empresas: MANGELS INDUSTRIAL S/A, BRATAL FERRO E AÇO S.A. MANGELS MINAS INDUSTRIAL S/A, LAMINAÇÃO BAUKUS S.A. Passou a fabricar pára-choques de ônibus, suportes de molas, cremalheiras de volantes, implementos para tratores, tanques para sistemas de freios de caminhões e outros veículos pesados. O aço laminado da MANGELS foi utilizado por outras indústrias do setor automotivo para fabricação de conjuntos de embreagem e fricção, freios, fivelas para cintos de segurança, pára-choques de automóveis, componentes de amortecedores, limpadores de pára-brisas, etc.


Sim, a MANGELS produziu rodas para o Fusca. sendo que a mais famosa foi da série RACY-BIRD, toda cromada que dispensava, a critério do proprietário, o uso das calotas originais do Fusca. Era disponível nas medidas 13 x 5,5' ou 15 x 5,5'.

Anúncio de dezembro de 1970.

Anúncio de fevereiro de 1972.

Um comentário:

  1. Inclusive a Mangels existe até hoje.

    http://www.mangels.com.br/

    ResponderExcluir