Fusca

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segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BARRACA AUTOMÁTICA


 Como conseguir acampar levando consigo todos os equipamentos necessários para o conforto de sua família? Ainda mais se o seu carro fosse um Fusca?

 O uso de carretas ou reboques, pode ser uma solução.

Nos anos 70 e 80 havia diversos modelos disponíveis, tais como os feitos pela CAR BOAT, um barco-carreta dobrável com capacidade para 4 pessoas dentro do barco; a CAMPING CAR, carreta-barraca feita em chapa galvanizada na cidade de São Leopoldo (RS);  a KARMANN-GUIA, que fazia os modelos RE 350, adequado para o camping familiar e  o RE 1802-U, mais utilitário ... 

 ... a FAPINHA, de São Paulo (SP) e a TONI, de Itajaí (SC).

Anúncio de novembro de 1981.

Porém, um dos modelos mais vendidos no Brasil e, portanto, mais popular, foi a carreta-barraca CAMPING STAR, feita pela empresa de mesmo nome, então localizada na Rua Faustolo, 434, bairro da Lapa, São Paulo (SP).

A grande vantagem do reboque da CAMPING STAR é que a barraca vem acoplada na própria carreta, facilitando, em muito, o processo de montagem, que podia ser feito em menos de meio minuto! Com a CAMPING STAR era bem mais fácil acampar, principalmente para quem não gostava de fazer força ou perder tempo armando a barraca. Podia acomodar até 6 (seis) pessoas.

A carreta-barraca CAMPING STAR tinha a carroceria feita de fibra de vidro, protegendo, assim, contra a corrosão, sendo ideal para quem vai muito à praia.. A barraca propriamente dita era confeccionada com a tradicional lona impermeável. Além disso, contava com um generoso bagageiro, que permitia o transporte de tudo o que fosse necessário para o conforto de uma família. 

Com a barraca armada, o bagageiro funcionava como um piso, dobrando o espaço útil e, ao mesmo tempo, propiciava que também o segundo dormitório ficasse longe do solo, evitando a incômoda umidade e melhorando o conforto térmico de seus ocupantes. 

Se você tem um Fusca, a CAMPING STAR é ideal para ser acoplada ao besouro, pois a carreta pesa apenas 200 quilos. Deve-se, contudo, tomar cuidado com a ré, pois, por ser mais leve, a carreta é mais instável nesse tipo de manobra. Como sua altura não ultrapassa a da área de visibilidade do vidro traseiro, não há necessidade de espelho retrovisor no lado direito. Outra dica: dividir a carga com equilíbrio em cima do eixo, de modo a deixar a carreta com mais estabilidade. Também não se deve passar dos 80 km, conforme recomendação expressa do fabricante.

Entre os equipamentos que acompanham a barraca estão duas camas de casal, dois colchões de espuma, cortina divisória e sobretoldo. O avancé, a caixa para isopor, ou mesmo um pequeno refrigerador eram opcionais.O avancé possuia 2 metros e podia ser utilizado como garagem do veículo.

Acima, pequeno vídeo com a CAMPING STAR sendo armada. Repare a facilidade e a rapidez no processo de montagem. Essa simplicidade na montagem era uma das grandes vantagens da CAMPING STAR.

A identificação da empresa CAMPING STAR ficava nas duas laterais da carreta. Em cima da letra "i", perceba a estrela, símbolo da empresa ("star" em inglês significa estrela).

Acima, plaqueta de identificação, com alguns dados técnicos e numeração do chassi.

A CAMPING STAR possui dois bagageiros: um bastante generoso sobre a própria carreta, com capacidade de carga máxima de até 100 Kg (cem quilos) ...

 ... e outro de menor envergadura, localizado sobre a bequilha, que podia ser utilizado para colocação de um pequeno refrigerador (freezer), por exemplo.

  Possuía pneus de aro 10', com calibragem recomendada de 32 libras.

 A CAMPING STAR usava os mesmos frisos laterais usados pelo Fusca.

Antes de viajar deve-se inspecionar sempre a parte elétrica da carreta, se está tudo funcionando, como as luzes de freio, do pisca-pisca e o pisca-alerta. A tomada elétrica instalada no carro, próximo ao engate, costuma apresentar problemas de contato, devido ao pó que se acumula no local. 

Sequência de montagem da CAMPING STAR: 1º levanta-se o bagageiro.

2º puxa-se a barraca em direção ao bagageiro, que fará as vezes de um piso.

 3º acertos finais nas lonas e fixação das cordas. Todo esse processo podia ser feito em apenas alguns minutos. Pronto! Você agora já tem um bom motivo para acampar com sua família!

Agradecimentos ao CLAYSON MOREIRA, feliz proprietário da carreta-barraca CAMPING STAR e do Fusca ocre marajó que aparecem neste post. 

10 comentários:

  1. estou comprando uma carreta camping star e minha duvida é se no DOC esta escrito carreta abu fechado tradicional ou Algo como carreta Fechado Camping
    isso pra evitar problema com policia em MG que são muito rigorosos

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  2. OLA AMIGO, TENHO UMA BARRACA CAMPSTAR IGUALZINHA A ESSA, MAS ESTRAGOU A LONA E PRECISO TROCA-LA, SÓ QUE NÃO CONHEÇO QUEM POSSA FAZER ESTE SERVIÇO, CASO ALGUÉM CONHEÇA UM LOCAL DE CONFIANÇA AGRADEÇO,POIS JA ESTA PARADA A UM ANO, GRATO RONALDO >>ronaldo_ama@metrosp.com.br ou ronaldoama@uol.com.br

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    1. Boa noite. Tinha uma barraca dessa. fiz todas as lonas novas. com capoteiro de carro mesmo... ficou top

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  3. Sensacional!!!!, aliás, até a década de 80 existiam equipamentos da hora tanto para personalizar carros quanto para quem queria pegar a estrada e cair no mundão.

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  4. donde puedo encontrar la lona para comprarla ya q la mia se estropeo

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  5. Tenho uma lona completa para esta barraca camping star, o teto esta perfeito sem furo e alona perdeu a impermeabilização, podem entrarem em contato comigo pelo email:cleide_oi@yahoo.com.br.

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    1. faça contato comigo no whatsapp 37 999175171 tenho interesse

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    2. faça contato comigo no whatsapp 37 999175171 tenho interesse

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    3. Necedssito de u7ma lona

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  6. amigos, preciso das rodas de 10 polegadas da camping star e preciso sabeer tambem quual o pneu a ser utilizado nesta roda suas medidas pois estou restaurando uma carretinha camping star .. grato a todos

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