Fusca

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quarta-feira, 26 de novembro de 2014

EVOLUÇÃO DAS MAÇANETAS INTERNAS

1950 a Set/1952.

1950-1952: Características: De 1950 a setembro de 1952, o Fusca possuía um conjunto de uma manivela de acionamento do vidro da porta, com botão, e uma maçaneta interna para travar e abrir a porta, também conhecida como trinco da janela. Eram feitas em zamac (erroneamente conhecido como antimônio). Cromadas no modelo luxo/exportação e pintadas na versão standard. Por possuírem um vinco central, são conhecidas como maçanetas vincadas. Rosetas de baquelite vincadas. Botão da maçaneta de levantar o vidro em baquelite vincado.


Out/1952 a Jul/1955.

1952-1955: Características: A partir de outubro de 1952 até julho de 1955, o Fusca possuía um conjunto de duas maçanetas internas: uma para levantar o vidro da porta e a outra para travar e abrir a porta. Eram feitas em zamac (erroneamente conhecido como antimônio). Cromadas no modelo luxo/exportação e pintadas na versão standard. Por possuírem um vinco central, são conhecidas como maçanetas vincadas. Rosetas de baquelite vincadas. Botão da maçaneta de levantar o vidro em baquelite liso. A única diferença visual entre as maçanetas do período 52-55 em relação ao 50-52 é o botão liso da maçaneta de levantar o vidro da porta. Introduzidas novas máquinas de vidro. Agora eram necessárias apenas 3.25 voltas para baixar o vidro. No Fusca split eram necessárias 10 (dez) voltas e meia. 

Ago/55 a Jul/70.

1955-1970Características: De agosto de 1955 até julho de 1970, o Fusca possuía um conjunto de duas maçanetas internas: uma para levantar o vidro da porta e a outra para travar e abrir a porta. Eram feitas em zamac e cromadas. A versão standard do Fusca alemão continuou tendo as manivelas pintadas. Manivelas perdem o vinco e passam a ser lisas. Rosetas de baquelite passam a ser lisas (antes eram vincadas). Botão da maçaneta de levantar o vidro continua liso. Introdução de novas máquinas de vidro.

Fusca Pé de Boi 1965-67.

1965-1967 - Versão Pé de BoiCaracterísticas: Na versão pé de boi, diferentemente das demais versões, as manivelas eram pintadas e não cromadas. A maçaneta de travar e abrir a porta possuía outra peculiaridade: era igual ao utilizada pela Kombi.

Ago/1970 a Jun/1977.

1970-1977Características (exceto Fusca 1500 de 1970 a 1973): De agosto de 1970 até junho de 1977: diversamente das versões anteriores, a manivela de levantar o vidro da porta ganhou um revestimento em plástico (com alma metálica) e perdeu a roseta, que foi substituída por um calço plástico (part number 111.837.595). A maçaneta continuou em zamac cromado, porém, a roseta agora é disponível apenas na cor preta ou caramelo. Introdução de novas máquinas de vidro.

Fusca 1500 (1970-1973).

Fusca 1500 de 1970 a 1973Características: Diferentemente do Fusca 1300, o Fusca 1500 se diferenciava pela maçaneta de levantar o vidro com a base cromada e a haste em material corugado. A maçaneta de abrir e travar a porta era igual ao do Fusca 1300, em zamac cromado.

Jul/1977 a Set/1978. 

1977-1978Características: De julho de 1977 até setembro de 1978, importante mudança ocorreu: introduziu-se a maçaneta interna de gatilho, com a função exclusiva de abrir a porta. A função de trava da porta passou a ser exercida por um pino localizado próximo ao vidro, interligado à fechadura por meio de uma haste. A manivela de levantar o vidro da porta continuou com revestimento em plástico (com alma metálica). Disponível nas cores preta, caramelo ou chocolate

Pino de travamento da porta incorporado em julho de 1977.
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Out/1978 a 1986.

1978-1986Características: De outubro de 1978 até 1986, continua a maçaneta de gatilho para abertura da porta. A manivela de levantar o vidro da porta é modificada, agora feita toda em material plástico. Disponível nas cores preta e chocolate.

1993 a 1996.

1993-1996Características: De 1993 a 1996, sem modificações significativas. A manivela de levantar o vidro da porta é levemente alterada. Disponível apenas na cor cinza.  

As maçanetas e manivelas originais possuem o logo VW estampa na parte, além do número da peça, e, normalmente, a identificação do fabricante. Diversos foram os fornecedores oficiais da VW, podendo-se destacar a UNIVERSAL, HAGA, FORIN  e FSP.

 Também as rosetas originais possuem o logo VW e a numeração da peça em sua parte interna.

Detalhe das rosetas "vincadas" utilizadas até julho de 1955.

 Rosetas lisas utilizadas a partir de agosto de 1955.

A C E S S Ó R I O S

Colocar o espelho feito da aço inox entre as duas maçanetas era um opção bastante comum na época. O espelho mais cobiçado atualmente é o que possui o boneco da VW estampado. Para saber mais sobre o bonequinho VW clique aqui.

Os espelhos tinham função estética e, ainda, ajudavam a proteger a forração da porta de eventual desgaste em função do uso excessivo das manivelas.

Anúncio de abril de 1969.

Outra moda da época era trocar todo o conjunto original por maçanetas esportivas.

Anúncio de fevereiro de 1972.

A UNIVERSAL dispunha desses modelos esporte de maçanetas.

Maçaneta esportiva num VW SP2.

 Maçanetas com detalhe em jacarandá num Fusca 1500. Repare o formato do espelho.

Quem quisesse mais proteção no seu besouro, instalada uma trava da maçaneta interna da marca GERINA em substituição à original.

Um comentário:

  1. Show!!!! o Fuscão 1500 1972 que minha mãe tinha (foi o primeiro carro dela) tinha o acabamento interno em caramelo e essas maçanetas esportivas com detalhe em jacarandá, só hoje fiquei sabendo quem as fabricava, valeu!!!!!

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