Fusca

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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

VENTOINHA

Diferenças entre a ventoinha do motor 1200 e 1300/1500/1600 do Fusca.

Apesar das diferenças, são peças intercambiáveis entre si.

1200, frente.

1200, trás.

1300, frente.

1300, trás.

A principal diferença é a quantidade de aletas da ventoinha. Enquanto no motor 1200 a ventoinha possui 16 aletas, o motor 1300 possui 28 aletas. Essa mudança, ocorrida a partir de janeiro de 1967, veio para melhorar a refrigeração do motor.

Além disso, a ventoinha do 1300 é levemente mais larga.

A partir de 1984, com a mudança da capelinha com radiador deslocado, a parede entre as aletas da ventoinha ficou um pouco mais larga, assim permanecendo até o fim da produção dos Fuscas em 1996.

9 comentários:

  1. Os motores 1.3 a 1.6. até a época do itamar são as mesmas ventoinhas?

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    1. A partir de 1984 ficou um pouco mais larga. veja último parágrafo.

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  2. Boa noite,
    Conheci o blog tem dois dias e virei fã, estou fascinado pelo conteúdo e qualidade das informações.
    Aproveito para parabenizar o responsável e agradecer pelo conhecimento que estou adquirindo.

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  3. Obrigado Tulio Mendes, continue nos prestigiando.

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  4. Coloquei capela deslocada no meu 1500 71 motor novo com 20 mil km deu superaquecimento e travou sera que foi por causa da ventuinha que deixei a mesma e o mesmo radiador de oleo

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  5. Lembro de quando eu era moleque, tinha uma ventoinha dessa em casa, acho que provavelmente o Fuscão que minha mãe tinha na época teve de trocar essa peça e ai eu brincava com a ventoinha velha (coisas de criança)

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  6. Superaqueceu porque tem de coloca o radiador de óleo deslocado,ele tem uma parede lateral de cada lado e uma espuma para vedar a passagem do ar frio pelo radiador,forçando ele a passar no meio e não por fora com o radiador original.E tem que canalizar a saída de ar quente para que seja jogado em cima do câmbio,porque caso contrario vai jogar o ar quente todo dentro do cofre e superaquecendo os cilindros quando a ventoinha jogar neles.....

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  7. A mudança de largura das pás da ventoinha do 1300/1500/4 portas, de 32 mm para 37 mm, se deu com a mudança de dínamo para alternador.

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  8. Me tire uma dúvida amigo. Estou desmontando um motor de sp2 que tem uma ventoinha parecida, mas nao posso terminar de abrir o bloco pois tem a ventoinha que segura no lugar, e como ela é de metal "fino" tenho medo de estragar. Como eu tiro com segurança essa peça? ela será jateada e passará por um banho antes de ser reinstalada.

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