Fusca

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quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

WALROD

Anúncio de junho de 1966.

A empresa INDÚSTRIA WALROD ENGENHARIA MECÂNICA LTDA., sediada em São Paulo (SP), iniciou suas atividades na fabricação de volantes esportivos no início dos anos 60. WALROD é o acrônimo de WALTER RODRIGUES, fundador da empresa, formado pelas iniciais das três primeiras letras de seu nome.

Anúncio de setembro de 1969.

Nos idos de 1961, Walter era engenheiro mecânico do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), quando, rodando com seu Fusca, o volante quebrou. Como ele gostava de carros esportivos resolveu fazer um volante especial para o seu Volkswagen. Foi assim que apareceu o primeiro volante esportivo feito no Brasil.

Anúncio de março de 1970.

Todo mundo que via o volante esportivo feito por Walter queria um igual. Assim, ele acabou deixando seu emprego no DER para montar uma fábrica de volantes esportivos.

Volante "De Ville" instalado em uma Kombi.

O sucesso foi tão grande que diversos carros nacionais acabaram sendo equipados, de série, com seus volantes, citando-se o Brasinca, Uirapuru, Chrysler GTX, Opala, Dodge Charger, Maverick GT, Corcel GT, VW TL Sport, VW SP2 e VW Bizorrão (1600-S). 

 Volante "De Ville" em destaque no Fusca. 

Os primeiros volantes eram feitos de madeira, depois substituído por plástico e borracha injetada. Além de volantes para automóveis, a WALROD fazia volantes para barcos e mini-carros.

Volante "Clássico" equipando um Karmann-Guia.

A colocação dos volantes esportivos da WALROD era fácil e rápida: em cerca de dez ou quinze minutos, o proprietário do Fusca saía da loja todo feliz com um volante que lembrava velocidade, competição, sucesso!

Emblema da WALROD no braço do volante.

Na época, muitos revendedores aceitavam o volante original como parte do pagamento, mas a maioria dos proprietários preferia guardar o original e recolocá-lo na hora de vender o carro. Vai-se o cavalo mas fica o troféu!

Volante WALROD abrilhantando o TL Sport 1972.

Volante WALROD XK, equipamento de série do Fusca 1600-S (Bizorrão).

WALROD SS instalado em um Fusca 1977.

Volante WALROD, original do VW SP2.

Os principais modelos da WALROD nos anos 60 eram o CARRERA, CLÁSSICO, LUXO ou DE VILLE e o SS. No início dos anos 70 a WALROD lançou o modelo XK , que acabou equipando o TL Sport e o Bizorrão (1600-S) em 1974 e 1975. No início dos anos 80, destaca-se os modelos WSPI e WSPII, o SS e XK. Depois vieram vários outros modelos, como os da linha Detroit, MR-3, West Point, Patrol, Starlet, etc. E muitos outros virão, pois a WALROD ainda existe e continua fabricando os volantes mais desejados do Brasil.

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DOS PRINCIPAIS VOLANTES DA WALROD:

Modelo Carrera:
Estrutura: Em uma só peça de aço
Acabamento dos braços: em preto fosco, furos circulares com anéis de aço
Aro: revestido de borracha com acabamento final em plástico
Diâmetro: 38 cm
Tipo: reto

Modelo Clássico:
Estrutura: Em uma só peça de alumínio
Acabamento dos braços: prata fosca, furo com anéis de aço inoxidável
Aro: em plástico preto com ressaltos para encaixe dos dedos
Diâmetro: 38, 41 e 43 cm.
Tipo: côncavo

Modelo SS:
Estrutura: Em uma só peça de alumínio
Acabamento dos braços: polidos, tendo em cada haste uma perfuração alongada
Aro:  em plástico preto com ressaltos para encaixe dos dedos
Diâmetro: 32 e 35 cm
Tipo: côncavo

Modelo Luxo ou De Ville:
Estrutura: Em aço inoxidável
Acabamento dos braços: de aço inoxidável, em cada haste uma placa de aço
Aro:  em plástico preto com aço na ligação com as hastes
Diâmetro: 38 e 32 mm
Tipo: côncavo

Modelo SS (anos 80)
Estrutura: Alumínio
Acabamento dos braços: em alumínio perfurado
Aro: em madeira
Diâmetro: 32 cm
Tipo: bem côncavo

W SP II (anos 80):
Estrutura: Alumínio
Acabamento dos braços: em preto fosco, perfurado, com duas hastes
Aro: revestido de borracha com acabamento final em couvin
Diâmetro: 30 cm
Tipo: côncavo

XK (anos 70 em diante):
Estrutura: Alumínio
Acabamento dos braços: em preto fosco perfurado
Aro: revestido de borracha com acabamento final em courvin
Diâmetro: 35 e 48 cm
Tipo: bem côncavo

Um comentário:

  1. Para mim o mais da hora é o volante do TL Sport e do "Bizorrão".

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