Fusca

Fusca

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MANOPLA DO FREIO DE MÃO

Por mais zeloso que fosse o proprietário de um Fusca, era quase impossível evitar o desgaste da pintura na  alavanca do freio de mão.

Para minimizar esse problema, podia ser instalado no local uma manopla, que, além de preservar intacta a pintura da alavanca, melhorava a empunhadura, evitando que mão escorregasse involuntariamente, impedindo ou retardando o acionamento do freio. Ademais, se constituía num detalhe de singular beleza. Era um acessório de ótimo custo/benefício.

As manoplas com o logo VW são as mais desejadas.

Quando vendidas no mercado paralelo o logo VW era extirpado da manopla.

Outro modelo de época pequenos 3 (três) pequenos vincos que melhorara o encaixe dos dedos. Esses modelos de manoplas eram típicos dos Fuscas dos anos 60.

A partir do final dos anos 60, começaram a ser produzidos manoplas de plástico cromado. Alguns modelos, bipartidos, cobriam totalmente a alavanca do freio de mão.

Esse tipo de manopla foi feito pela EMIFRAN (acima, anúncio de maio de 1968).

Dica: Cuidado com alguns vendedores que simplesmente furam manoplas de guidão de bicicleta e tentam vendê-las como se fosse um acessório para a alavanca de freio de mão do Fusca. Não compre gato por lebre! As fotos deste tópico ajudam a identificar as legítimas manoplas feitas na época.

Um comentário:

  1. E essa manopla monocromática da década de 60 deve ser mais rara ainda que as outras nos dias de hoje, uma vez que esse acabamento na época não fez sucesso.

    ResponderExcluir