Fusca

Fusca

segunda-feira, 20 de abril de 2015

DEFLETOR DO CAPÔ DIANTEIRO

O uso de um defletor sobre o capô do Fusca era algo relativamente comum nos EUA e Europa, principalmente nos anos 50. A finalidade do defletor é desviar, com a ajuda do vento, pequenos insetos, neve, poeira e garoa do pára-brisa do veículo, mantendo-o limpo, na medida do possível.


 Diversos foram os modelos disponíveis na época. O exemplar acima, em forma de pássaro, fabricado na Alemanha, propicia inegável singularidade ao Fusca. As asas e o rabo são de metal; o corpo, de  baquelite. Possui abraçadeiras para ser fixado no próprio friso do capô. Deve ser instalado mais próximo possível do pára-brisa, para poder bem exercer seu papel.

                 Outra variação do pássaro defletor, com o corpo na cor branca e os olhos vermelhos.

                 Os dois modelos do pássaro defletor, um ao lado do outro. O motorista não tem a visão mais privilegiada deste incomum acessório, pois a ave, dada sua necessária inclinação quando instalada, fica com o traseiro virado para os ocupantes do veículo.

        O modelo acima feito em acrílico, era o mais comum da época, disponível em inúmeras cores para combinar com a carroceria do Fusca. Atualmente existem reproduções deste tipo de defletor.

            Diversos foram os fabricantes do acessório; nos EUA, destaca-se a AIR-FLOWS, HEMCO, SINKO e AIR FOIL, ROWSE. O exemplar acima possui uma hélice que gira com o bater do vento.

           O defletor feito pela francesa MILBAR, tem dupla função: além de defletir insetos, poeira e neve, possui em sua parte central um termômetro que mede a temperatura externa.

   O defletor da MILBAR fica com o marcador virado para o pára-brisa, de modo que motorista possa verificar a temperatura externa.

          Defletor de acrílico com a figura feminina em sua parte central. Essas peças, além da função que lhe foi originariamente conferida, passaram a ser fabricados de maneira mais elaborada, visando, também, ornamentar o capô do automóvel.

Defletor feito pela americana HEMCO.

              Defletor da HELM (EUA) em forma de borboleta. Esse acessório podia ser instalado em qualquer veículo que tivesse um friso sobre o capô.

Em formato de figura humana, totalmente em acrílico.

           Defletor dobrável: na rodovia fica em pé e, na cidade, pode ficar deitado. Em pé, funciona como defletor; deitado, meramente como adorno.

         Defletor alemão da marca WIRBULATOR. A caixa original vinha com a imagem do Fusca.

            Manual de instruções para instalação do WIRBULATOR. Rápido e simples de instalar: bastava encaixar as abraçadeiras no friso original do capô do Fusca e apertar um parafuso.

Foto antiga com o defletor de capô instalado.

Em viagens longas, principalmente à noite, o defletor mostrava-se bastante útil para afastar os insetos do pára-brisa.

               Um senhor posando ao lado de seu Fusca em um posto de gasolina. Sobre o capô, o defletor.

3 comentários:

  1. Será que eu consigo arrumar esse defletor modelo pássaro na Alemanha? Como se chama esse defletor em alemão pra procurar no eBay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.ebay.com/itm/HOOD-BIRD-VW-SPLIT-OVAL-BUG-BEETLE-KDF-HEB-HEBMULLER-PEROHAUS-GHE-WIRBULATOR-WOW-/371416355680?hash=item567a23d360&vxp=mtr

      Excluir
  2. Esses defletores deveriam ser mais úteis nos Fuscas mais antigos, pois nos Fuscas americanos e europeus mais modernos o para brisas curvo já ajudava a evitar mosquitos e/ou neve, ou estou falando besteira???

    ResponderExcluir