Fusca

Fusca

quinta-feira, 28 de maio de 2015

OS NÚMEROS DO FUSCA 1950-1964


O Fusca possui diversos números que o identificam, tais como o número do chassi, número da suspensão dianteira, número da caixa de câmbio (ou suspensão traseira), ano de fabricação, modelo (tipo), número da carroceria e número do motor.

ONDE LOCALIZAR ESSES NÚMEROS?

A seguir, algumas dicas de onde localizar esses números. Lembrando que as regras adiante valem, a rigor, para os Fuscas alemães e os nacionais fabricados até o início de 1964 (até o chassi nº B4-142.238). De 64 em diante há alterações na localização da plaqueta e do número da carroceria. Do final de 69 e até 1986 a plaqueta muda no formato e na quantidade de informações. De 1993 a 1996, a plaqueta de identificação deixa de equipar o Fusca.

Atrás do estepe encontra-se a plaqueta de identificação onde consta importantes informações sobre o veículo.

Na plaqueta tem-se a informação do ano de fabricação do veículo, o número do chassi, capacidade de carga, tipo (standard, luxo ou ragtop/sunroof/teto solar, cabriolet, etc). Logo abaixo da plaqueta de identificação, o número da carroceria. Para saber mais sobre o tipo do veículo, clique aqui

A numeração do chassi fica localizado embaixo do banco traseiro, logo abaixo da tampa de inspeção do acoplamento do câmbio. Esse número deve ser o mesmo que consta na plaqueta de identificação. É a verificação mais importante que se deve fazer antes de adquirir qualquer Fusca.

Nos Fuscas fabricados até 1955 o túnel possui um pequeno rebaixo dentro do qual encontra-se marcado o número do chassi. 

A partir de 1956, esse local do túnel passou a ser totalmente liso. Basta comparar as duas fotos acima para bem perceber essa diferença.

O número do motor fica no próprio bloco, bem visível, basta abrir a tampa traseira para visualizar a numeração.

 Detalhe do número do motor do Fusca.

O número da caixa de câmbio é mais difícil de se ver por baixo do veículo. Porém, fica encrustado na carcaça da caixa de transmissão. Normalmente, apenas ao retirar o câmbio é possível de localizar o seu número.

Localização do número de um câmbio bipartido do ano de 1958. Frise-se que a localização do número do câmbio varia de acordo com o ano e tipo de câmbio.

Localização do número em um câmbio de 1950.

O número da suspensão dianteira fica localizado no lado direito do quadro da suspensão, no tubo que sustenta o batente de borracha. Se nesse local não constar mais esse número, é sinal de que o quadro da suspensão foi trocado. Apenas os quadros originais de fábrica possuem essa numeração. 

8 comentários:

  1. Vendo esse post fiquei imaginando um dono de Fusca da década de 50 pegando o mesmo para restaurar e descobrindo que o seu é com rag top, das duas uma: ou o caboclo pula de alegria ou senta e chora se o Fusca teve o teto tampado.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe identificar os números da plaqueta da CARROCERIA do FUSCA ? Não é a o do chassis. A da CARROCERIA tem 10 dígitos NUMÉRICOS. Agradeço imensamente alguma orientação.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe identificar os números da plaqueta da CARROCERIA do FUSCA ? Não é a o do chassis. A da CARROCERIA tem 10 dígitos NUMÉRICOS. Agradeço imensamente alguma orientação.

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma tabela onde eu consiga identificar o ano do carro pelo numero da carroceria? tenho uma carroceria de numero B115259, porém tenho dúvidas sobre o ano exato de fabricação.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Meu fusca tem duas numeração no chassis será que é normal ano 83

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc está se referindo ao numero que fica no tunel, embaixo do banco, trata-se de um único número de chassi, porém, em duas linhas (um embaixo do outro). A sequencia total forma o número completo do teu chassi. è só conferir esse numero com o constante no teu documento.

      Excluir
  6. Boa dia a todos. Compre um fusca 61 2º série quase 100% original, contudo, fui informado que a papo, onde vai o estepe não é pis não há as quatro ranhuras nele. Estas ranhuras seriam onde vai o bocal que prende a tampa do porta malas. Além disso, o local que guarda o liquido de freio e os recipeiente da agua, não é quadrado. Alguém sabe me dizer se é ou não original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, procure no indice do blog por SAIA 4T e também por SAIA H. Leia os posts e compare com seu Fusca.

      Excluir