Fusca

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sexta-feira, 19 de junho de 2015

CARBURADORES DFV


A empresa D.F. VASCONCELLOS S.A (DFV), fundada em abril de 1941, tinha sede na Av. Indianópolis, 1.706, em São Paulo (SP), tendo sido fabricante de produtos óticos e mecânicos de alta precisão, incluindo carburadores para a linha automotiva. O nome DFV é composto pelas iniciais do nome do seu fundador, o Senhor DÉCIO FERNANDES DE VASCONCELLOS, nascido na cidade de Santos (SP) no ano de 1908.

Vista da fábrica da DFV na Av. Indianópolis.

A DFV começou a fabricar carburadores em 1956, sob licença da Zenith Carburetor Division, de um modelo básico (série 288), com inúmeras variantes. Fabricou também carburadores com corpo de ferro fundido para tratores, ônibus e caminhões, além de filtros de gasolina, ferramentas e jogo de reparo para seus carburadores.

Carburador DFV.

Um dos primeiros carburadores feitos pela DFV destinou-se a equipar o motor 6 cilindros dos veículos da linha Willys. Posteriormente, estendeu sua linha para a fabricação de carburadores para outros motores nacionais, como Chevrolet e International. Chegou a fornecer carburadores para mais de 350 modelos de automóeis de passageiros e carga fabricados a partir de 1934!

 Anúncio de setembro de 1963.

Foi fornecedora oficial da General Motors (modelo 228 para Opala e Chevette), Willys (modelo 228 para Jeep e Rural), Ford (modelo 228 para Corcel, Belina, F-75 e modelo 444 para Galaxie, Landau e Maverick), Chrysler (modelo 446 para os Dodge V-8) e - daí a razão deste post - para a Volkswagen do Brasil (Fusca). 

Anúncio de setembro de 1963.

Setor de usinagem da DFV no início dos anos 70.

O primeiro carburador feito pela DFV para equipar o Fusca foi o modelo 333, de sua própria concepção, desenvolvido no início dos anos 60 para os motores 1200 da VW.

Com cuba envolvente, possuia design único e, apesar das especificações serem próximas do original, há quem diga que esse carburador ajudava a melhorar o rendimento do motor a ar do Fusca.

Detalhe do nome do fabricante na base do carburador.

Chapinha ou lingueta de identificação do carburador com o número 333.002.

Logomarca da empresa insculpida na cuba do carburador, seguida da expressão "Indústria Brasileira".

Nos anos 70 a DFV chegou a ser fornecedora oficial de carburadores para a VW brasileira.

Apesar de o carburador SOLEX equipar a maioria dos Sedans, muitos Fuscas foram agraciados com o equipamento da DFV.

Vista explodida do carburador DFV utilizado até outubro de 1974 pela VW do Brasil no Fusca 1300.

Vista explodida do carburador DFV utilizado a partir de novembro de 1974 pela VW do Brasil no Fusca 1300 e, posteriormente, no 1300-L.

Carburador DFV para Fusca.

Jogo de reparo para carburador DFV 222.

Em 1979, uma das principais indústrias de carburadores do mundo, a WEBER, chegou ao Brasil por meio da WECARBRÁS, comprando a Divisão de Carburadores da DFV. Na época, a WECARBRÁS continuou fabricando os modelos de carburadores desenvolvidos pela DFV. Com a instalação de nova unidade industrial, a WEBER começou a produzir carburadores próprios, projetados para as condições brasileiras, incluindo um departamento de assistência técnica e rede de postos autorizados. A partir de então, a DFV passou a se dedicar exclusivamente à indústria óptica.

A empresa tinha por slogan: "DFV. Óptica e Mecânica de Alta Precisão". Conforme se denota pelo anúncio acima, em razão do trecho bíblico citado ("Glória a Deus nas alturas e Paz na terra aos homens de boa vontade"), os proprietários da DFV tinham formação religiosa. 

 Anúncio de julho de 1971.

Anúncio de agosto de 1971.

Anúncio de setembro de 1971.


Anúncio de outubro de 71


Anúncio de novembro de 1971.

Em 2010,  a fábrica na Av. Indianópolis foi desativada e a empresa transferiu suas atividades para o município de Valença (RJ), onde funciona até os dias atuais. Acesse seu site: http://www.dfv.com.br/

Sobre o estado de abandono que se encontra o belíssimo prédio da DFV na Av. Indianópolis, acesse link: http://www.saopauloantiga.com.br/df-vasconcellos/

6 comentários:

  1. Tenho um DFV 228 no meu Opala e gosto muito. Super simples de fazer manutenção e econômico demais.

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  2. A Weber começou a fazer o Weber 32 para carburação simples do Fusca antes ou depois de comprar a DFV???

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  3. eu tenho um 333002 igual aquele ali de cima, gostaria de vende-lo, se alguém interessar meu email juli0_f0x@hotmail.com

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