Fusca

Fusca

quarta-feira, 17 de junho de 2015

SOBRANCELHA


A pestana do farol, também conhecida como viseira ou sobrancelha, é um acessório tipicamente europeu que, com o passar dos anos, proliferou-se para os demais países, principalmente EUA e Brasil.  


No Brasil, alguns cometem o equívoco de afirmar que a viseira surgiu com ar finalidade de evitar o acúmulo de neve nos faróis. Em verdade, a pestana surgiu com a função de reduzir o deslumbramento e concentrar o raio de luz na estrada, impedindo que a dispersão da luz prejudique a visão em dias de chuva, neve ou neblina.

Anúncio de março de 1959.

As pestanas de farol possuem ainda, função estética, humanizando, ainda mais, o Fusca: os faróis são os olhos e a viseira são as sobrancelhas (ou cílios).

Catálogo de acessórios da VW dos anos 50.

São produzidas, em sua maioria, em aço inox. Todavia, na Alemanha chegaram a ser produzidas em material plástico flexível, de modo a evitar maiores danos à vítima em caso de atropelamento. As pestanas em aço inox, principalmente as que vemos aqui no Brasil, possuem a extremidade muito afiadas, semelhantes a facas, podendo ocasionar cortes profundos em caso de algum acidente.

Catálogo de acessórios americano da VW dos anos 60.

Apesar das pestanas terem sido moda apenas nos anos 50 e 60, é possível vermos alguns Fuscas com farol reto, fabricados a partir dos anos 70, utilizando esse acessório. Certamente foram colocadas em tempos modernos, em razão do gosto pessoal de seus proprietários.


A instalação da viseira é extremamente simples e rápida pelo fato de ser apenas encaixada sob os aros do farol, que, obviamente, precisam ser retirados para sua colocação.

Um comentário:

  1. EU não gosto dessa viseira, justamente porque, até ler esse post eu achava que era para evitar o acumulo de neve nos faróis e como aqui não tem neve eu achava desnecessária, mas mesmo assim eu não poria isso no meu Fusca (se eu tivesse um) porque fica muito com cara de carro de tiozão.

    ResponderExcluir