Fusca

Fusca

sábado, 13 de junho de 2015

VENTILADOR HELLA

Sem sombra de dúvidas, o ventilador mais cobiçado para o Fusca, principalmente os split e ovais, é o ventilador fabricado pela empresa alemã HELLA.

 Esse ventilador, fabricado nos anos 50 e 60, possui uma base metálica cromada, em formato oval, braço igualmente cromado e corpo na cor marfim, combinando divinamente com os botões originais do painel do Fusca.

 O ventilador podia ser ligado diretamente na corrente elétrica do veículo, ou através de um plug ligado em uma tomada de força, como a usada para o acendedor de cigarro. Na parte de trás, o botão de liga-desliga.

 Na base, o logo da empresa. 

 O ventilador HELLA é fixado no Fusca por um sistema de sucção. Por isso, pode ser instalado em qualquer lugar que o motorista deseje. Acima, o ventilador fixado na parte superior esquerda do pára-brisa. Note que o fio elétrico passa por dentro da borracha do pára-brisa.

 Aqui, o proprietário do Fusca resolveu instalar o ventilador na base metálica da própria carroceria, próximo ao teto.

 No Fusca split acima, o ventilador HELLA foi fixado no painel. Ele permite uma série de regulagens de modo que possa ficar direcionado na direção que o motorista desejar.

 O mais comum, todavia, é instalar o ventilador da HELLA na parte inferior do pára-brisa, como pode ser visto na foto acima. A aderência da borracha de sucção do ventilador é melhor em uma área envidraçada.

 Nos anos 70 a HELLA começou a fazer seu ventilador todo em plástico.

 Ventilador HELLA no painel de uma Kombi.

 Em um Fusca 1500 nacional, ano 1972.

 Ventilador HELLA no mesmo Fuscão.

Em um catálogo de acessórios dos anos 70.

7 comentários:

  1. Poxa, gostaria muito de comprar um para meu marido, ele está reformando um fusca 54! Você sabe aonde consigo? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Paula, esse acessório vc. vai encontrar normalmente nos EUA e EUROPA. Umas das maneiras é pesquisar o ventilador (digite HELLA, FAN) no ebay ou no site thesamba.com É dificil encontrar aqui no Brasil. Boa sorte.

      Excluir
  2. Mas pelo tamanho dele será que ventilava/ventila bem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, muito melhor que o sistema original de ventilação adotado a partir do modelo 74.

      Excluir
  3. é muito bonito mas é caro também, mais de 1000 dilmas , acho que vou comprar um nacional mesmo de 60 pratas!

    ResponderExcluir
  4. Lembro que havia um ventilador da marca Invictus, acho que se chamava JetAir que era instalado sob o tablier com um botãozinho de liga/desliga no lado esquerdo. Será que ele era funcional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, os ventiladores Invictus era sim funcionais. Mas não espere dele uma ventania!

      Excluir