Fusca

Fusca

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FUSCA A CORDA

Um Fusca de brinquedo movido a corda é algo que todo mundo já viu, brincou ou, ao menos, imagina que exista.

Fusca movido a corda feito pela Schuco.

Mas um Fusca "de verdade" movido a corda é de espantar! 

Claro que isso é só uma brincadeira. Ainda não se inventou um veículo movido a corda. Todavia,  no final dos anos 50 e início dos anos 60, era moda nos EUA a colocação de uma chave de corda no teto ou no capô do motor do Fusca. A moda ironizava os comentários maldosos de que o Fusca parecia um carro de brinquedo quando comparado com as "barcas" americanas. O apetrecho era vendido tanto em lojas especializadas quanto por catálogos de acessórios automotivos. Os leitores lembram da recente moda da colocação de adesivos de família na parte de trás do carro? Surge inexplicavelmente, vira febre, e, tempos depois, fenece. 


Anúncio de outubro de 1963.

A chave era normalmente feita em plástico rígido e fixada por sucção no veículo. Alguns modelos, porém, possuíam um pequeno motorzinho que o fazia girar! Dava um ar descolado ao carro e, também, ao dono do Fusca. Como dizia o anúncio de época: o acessório irá gerar inúmeros comentários e fará brotar um sorriso em todas as pessoas que o virem. Além disso, confirmava, com bom humor, comentários dos americanos mais conservadores que o aquele carrinho parecia um brinquedo. 

Anúncio de 1960.

A própria Volkswagen, em anúncio publicado em 1960 nos EUA, usou uma chave de corda na tampa do motor do Fusca. A propaganda enfatizava a economia que o veículo proporcionava, tanto de manutenção, quanto de combustível. Praticamente um veículo movido a corda. Afinal, impulsionado com um mínimo de gasolina (32 milhas por galão). Admitindo a moda, a VW advertia: "A chave de corda que se via ultimamente instalada em alguns Fuscas não é um equipamento original. Essa chave é instalada pelos orgulhosos proprietários para sair por aí dizendo a seus amigos que seu veículo fazia 40 milhas com uma única corda!"

A colocação do enfeite causa espécie a todos. A intenção era justamente essa. Perceba a cara de espanto do frentista do posto de gasolina ao se deparar com a chave de corda. "Coloco ou não combustível?".

Fusca americano com a chave de corda na tampa do motor.

Recentemente, num encontro aqui em Curitiba, deparei-me com um Fusca com a chave de corda instalada no teto.

Não pude deixar de registrar.

Outro Fusca com a imitação do mecanismo de corda.

Fusca da Minie "movido a corda", no 1º Encontro de Fuscas da Sapolândia, em Curitiba (PR).

Detalhe do mecanismo a corda no Fusca da Minie.

Acima, pequeno vídeo com um Fusca "movido a corda"!

2 comentários:

  1. O Fusca vermelho com a chavinha de corda no teto é o meu. Obrigado por compartilhar aqui. Sergio Roza - Curitiba - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sérgio Roza, obrigado por prestigiar o blog. E parabéns pelo seu Fusca! Abraços.

      Excluir