Fusca

Fusca

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ÍMÃS DE PAINEL

Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Cristóvão, demais santos e santas, acompanham o Fusca há longa data, cujas imagens são fixadas magneticamente no painel para proteger o devoto motorista. A colocação de ímãs de painel  prática comum entre os proprietários de Fusca desde os longínquos anos 50.

Além de imagens divinas, povoam também o painel do besouro moedeiras, termômetros,  molduras com fotos de família, relógio de horas, trevos de sorte, ferraduras, cinzeiros, porta-cigarros, porta-cachimbo. 

São todas peças imantadas, práticas de colocar e de tirar, muito usadas atualmente para enfeitar o painel, tornando-o mais colorido e atraente. 

Entre esses adeptos do painel enfeitado estão os gêmeos Adriano e André Carasai, do Rio Grande do Sul, Algumas fotos de seu Fusca 1960, conhecido por Berilo, mostram essa paixão por esses penduricalhos que tornam o interior mais alegre.

Além disso, não esqueçamos a utilidade intrínseca desses apetrechos. Pela fé, santos e deuses protegem; moedeiras acondicionam, de forma prática, as pequenas moedas, deixando-as sempre à mão do motorista; termômetros indicam a temperatura no interior do veículo; relógios ajudam o motorista a não se atrasar em seus compromissos.

O local mais apreciado para colocação dos ímãs é o espaço do painel localizado entre o botão do limpador de pára-brisa e o botão de acionamento das luzes do farol. Acima, belo painel do Fusca de propriedade de Mário Nilson Forte, de Santa Catarina.

Alguns ímãs trazem mensagens de bençãos, de proteção, conselhos, apoio e lembranças da família.

 "São Jorge te proteja", "Não corre meu amor", "Não corra vovô", "Não corra papai", "Papai, não corra, esperamos teu regresso", "Pense em nós, não corra" "Pense em nós e volte cedo", "Dirigido por mim, guiado por Deus", são algumas dessas mensagens.


Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e São Cristóvão, protetor dos motoristas.


A brasileira A. TRIVELLATO de São Paulo (SP) foi uma das diversas empresas que produziram ímas automotivos.

São Cristóvão, protetor dos motoristas, é presença constante no painel do Fusca.

 Mostra da religiosidade do povo brasileiro.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, também não poderia faltar no painel do Fusca. 

Nossa Senhora no centro do painel.

A colocação de um cinzeiro adicional no lado esquerdo do painel também era uma opção na época, principalmente se o motorista fosse canhoto.

Folder alemão de época destacando o cinzeiro magnético no painel do veículo.

Acima, relógio alemão da marca COMFORT, imantado, para ser colocado no painel do veículo.

Relógio COMFORT dá um toque de requinte ao interior do Fusca oval. Era movido a corda.

Acima, relógio imantado da marca GRÉ, movido a corda.

No painel da Kombi, pousa majestoso o porta-cachimbo. Para quem não dispensa o pito nem na hora de dirigir.

Outro apetrecho comum era o marcador manual de kilometragem, que podia ser usado tanto para controlar o consumo de combustível nos Fuscas que não possuíam medidor de gasolina (1950-1961) ou, ainda, para lembrar do momento da troca do óleo. 

Peça imantada com termômetro e local para colocação de uma fotografia de ente querido, que podia ser a esposa, namorada, mãe ou filhos.

Ímã com quádrupla função: termômetro, proteção de São Cristóvão, local para colocação de uma fotografia da pessoa amada e porta-caneta.

Termômetro no painel de um Fusca 1959.

Outro termômetro abrilhantando o painel do besouro.

14 comentários:

  1. Sensacional Opas^^

    Lembro que na década de 70, tudo que era carro possuía um imantado com 3 estampas de santos, com a do centro contendo a mensagem^^

    Grande abrax^^

    ResponderExcluir
  2. Tinha aquele imã com a mensagem "Não corra papai", acho que na época o do Fittipaldi deveria ser "Corre papai!!!".

    ResponderExcluir
  3. Nem lembrava desses imãs. Meu pai quando comprou o 69 lá no fim da década de 70, a primeira coisa que fez foi passar no santuário da Medianeira na cidade e pedir para o padre benzer e já comprou um desses imãs. Lembrei agora :)

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber onde posso encontrar esses imãs para compra? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,gostaria onde poderei comprar porta retratos desses mas para colocar no painel que agora são todos de plástico,eu tenho mas é imantado,agradeço desde já pela resposta

    ResponderExcluir
  6. Será que ainda existem alguns artigos destes para venda ? Eu gostava de ter uma placa com o S. Cristóvão, será possível.
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Olá, possuo um destes, em plástico, com duas partes imantadas: KM / TERMÔMETRO / PORTA-RETRATOS. Excelente conservação. Estou aberto a ofertas de interessados, como não sei o valor de uma peça destas, terá que ser quase um leilão

      Excluir
    2. oi, mande fotos para opasgarage@hotmail.com Grato.

      Excluir
  8. Que BLOG maravilhoso. Recomendei para alguns amigos no exterior. Parabéns !!
    lc.santanna@yahoo.com.br

    ResponderExcluir