Fusca

Fusca

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MANGUEIRA DIANTEIRA DO AR QUENTE

No Fusca, o ar quente chega até o painel por meio de uma mangueira ou tubo flexível, que, conectado à caixa de ar, leva o ar aquecido às duas extremidades do painel.

Até julho de 1959, chassi nº 2.528.667, esse tubo era metálico.

A mangueira é flexível de modo  que possa percorrer o sinuoso caminho entre a caixa de ar o o painel.

Esse tubo sanfonado também não é exatamente redondo como pode parecer à primeira vista. Pela foto acima, percebe-se que os diversos lados da mangueira.

A partir de agosto de 1959, chassi nº 2.528.668, a mangueira metálica foi substituída por um tubo feito de uma espécie de papelão metalizado.

A função da peça continuou a mesma.

A mangueira é encaixada, na parte inferior, à caixa de ar, como pode ser melhor visualizado na foto acima. Essa mangueira possui aproximadamente 66 cm de comprimento, podendo ser maior ou menor a depender de estar, ou não, esticada. 

Detalhe do encaixe do tubo sanfonado na caixa de ar.

 No lado inferior, a mangueira possui mais ou menos 4 cm de diâmetro.

Na parte superior, há duas medidas: na parte mais estreita: 3 cm aproximadamente; na parte mais larga: 3,5 cm.

5 comentários:

  1. ola meu carro é um fusca 1300 (não é o L) ano 1977 sem ar quente, eu observei que minha caixa de ar do lado direito tem a entrada de ar quente, porem o lado esquerdo é lisa sem entrada de ar, qual lado seria original, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. suponho que vc. está se referindo às aletas de saida do ar quente que ficam na caixa de ar próximo aos pés dos ocupantes. Se for isso, e considerando a informacao de que o seu carro não tem ar quente, o correto é a caixa de ar SEM as aletas.

      Excluir
  2. Rudinei já vi vários Fuscas na internet íntegros que não possuíam ar quente de fábrica, porém a caixa de ar vinha com saídas, nas quais ficavam tampadas pelo carrapatinho de fábrica. Um grande amigo e fusqueiro lanterneiro também já confirmou essa informação também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi giovanni. Não é a informação que tenho. Eu mesmo tenho um fusca sem ar quente e com caixa de ar sem aletas. Conheço um 1500 73 também com as caixas originais e sem aletas. Afora material da VW.

      Excluir
  3. Boa noite, preciso de um par dessas mangueiras para meu fusquinha 72, sabe onde encontro para comprar?

    ResponderExcluir