Fusca

Fusca

terça-feira, 29 de setembro de 2015

O LENDÁRIO CARA PRETA!

Fusca 1955, preto.

Não, não se trata de um Fusca preto! Tampouco do famoso Fuscão Preto, protagonista da música de Almir Rogério que fez muito sucesso nos anos 80. Também não estamos nos referindo a algum herói urbano, protetor dos Fuscas e oprimidos! 

Rádio TKR Cara Preta em um Fusca 1982.

Neste post abordaremos o lendário e inesquecível rádio toca-fitas TKR Cara Preta, sonho de consumo de nove entre dez proprietários de Fusca nos anos 70. Naquele tempo, alguém que minimamente pretendesse estar na "crista da onda", tinha que ter em seu painel o TKR Cara Preta. Mas não sozinho. Recomendável que estivesse acompanhado de alto-falantes e tweeters ARLEN, antena TRUFFI, rodas de "magnésio" bolo de noiva ou castelinho e faróis de milha CIBIÉ. Esse era o kit básico de uma boa personalização de época. 

Caixa original do Cara Preta.

O rádio toca-fitas modelo TKR CRF-150 M, fabricado pela nipônica TAKARA e recebeu aqui no Brasil a alcunha de Cara Preta, em vista da predominância da cor preta em toda sua frente, incluindo dial, botões e moldura. Como apelido pega, virou Cara Preta!

 Logomarca TKR. Ao fundo, a letra "A".

A TAKARA, fundada em 1954, cedeu suas três consoantes para formar o nome TKR. No logo da marca, o TKR está em primeiro plano; ao fundo, aparece a letra A. Um "A" para cada consoante. TKR <=> TAKARA. Em 2011, a TKR tornou-se uma subsidiária da NIPPON.

Detalhes do Cara Preta em anúncio de 1976.

Além do modelo CRF-150 M. a TKR fabricou diversos outros modelos de rádio toca-fitas, podendo ser citados o CRF-159 M, CR-30 e CR-40 (para uso sob o painel), CRF-171 M, CRF-210 M, CRF-200 M. Como diziam os anúncios da TKR na época, "vários modelos, uma só qualidade".

TKR Cara Preta na embalagem original.

A primeira vez que vi esse rádio foi num Fusca 1600-S, ano 74 ou 75, não lembro ao certo. Apesar de o Bizorrão vir de fábrica com diversos acessórios, rádio que é bom, nada. Devia ser instalado posteriormente pelo proprietário. Nos anos 70, as concessionárias VW limitavam-se a oferecer os rádios AM/FM ou toca-fitas da marca Blaupunkt, fabricados pela Robert Bosch, que, apesar de inegável qualidade, não causavam o frisson do Cara Preta.

O toca-fitas TKR foi fabricado no Japão.

Lançado em meados dos anos 70, foi importado do Japão e tornou-se, imediatamente, um sucesso de vendas. Em pouco tempo angariou a fama de ser um produto de notável qualidade eletrônica, com som potente e puro. Contava com ajuste de tom, volume, balanço, sintonia e detinha potência de saída de 45W RMS. Todo mundo queria ter um.

Concorrentes do TKR: Bosch e Motorádio em anúncios de Julho de 1978.

Apesar de haver dezenas de modelos de rádios toca-fitas, os concorrentes diretos do Cara Preta eram o toca-fitas ROADSTAR, MOTORÁDIO e BOSCH. Não incluo aqui, o famoso e também desejável PIONEER KP-500 simplesmente porque ele não cabia no compartimento original do rádio do Fusca e precisava ser instalado embaixo do painel.

Bandeja para instalação do toca-fitas embaixo do painel.

Aliás, o próprio Cara Preta podia ser instalado embaixo do painel do Fusca, por meio de uma gaveta ou bandeja, acessório disponível na época. Por ser removível, a bandeja propiciava mais proteção ao toca-fitas, que podia ser retirado pelo proprietário e guardado em local mais seguro.

Rádio TKR Cara Preta em ação.

Anúncio da TKR de junho de 1976.

Em 1979 os rádios TKR começaram a ser fabricados no Brasil pela CCE, que descontinuou o modelo CRF-150 M. Os novos modelos de rádio toca-fitas passaram a ser anunciados com a marca CCE-TKR.

Fita cassete ou simplesmente K7, da marca TDK. 

No início da década de 70, o rádio toca-fitas ainda era uma novidade. O sistema permitia ao motorista escolher, ele próprio, a música que quisesse ouvir no carro, sem depender, exclusivamente, da grade musical das emissoras de rádio. 

Fita cassete BASF.

Para tanto, bastava comprar uma fita cassete (ou K7) virgem e gravar suas músicas preferidas em casa, em um gravador portátil ou nos icônicos aparelhos 3 em 1 (vinil, rádio e gravador/reprodutor de fita cassete) ou, ainda, comprar uma fita de seu artista predileto gravada industrialmente. As marcas de fitas cassetes mais populares na época eram a TDK e BASF, mas havia diversas outras disponíveis, tais como SONY, PHILIPS e AGFA.

Lápis: o acessório da fita cassete.

Toca-fitas instalado? Agora só falta dar uma volta para testar o novo som em seu Fusca. Não esqueça, contudo, de outro acessório importantíssimo para quem usa toca-fitas: um lápis. Na eventualidade de a fita sair do carrinho, o lápis irá auxiliá-lo a colocá-la no lugar. Não inventaram nada melhor. Guarde-o no porta-luvas de seu Fusca e bom passeio!

12 comentários:

  1. Esses tkr cara preta era sucesso antes dos bosch modernos, como aqueles san francisco.
    Meu carro tem aquele blaupunkt am escrito volkswagen na frente e os suportes para ficar caído no painel. E foi colocado no carro ainda zero km em dez de 1970

    ResponderExcluir
  2. Tenho um TKR CRF200M zero, na caixa!!!

    ResponderExcluir
  3. ganhei um tkr cara preta para instalar na minha variant 73!
    Não vejo a hora de instalar ehehhe

    ResponderExcluir
  4. Excelente material de informação... Parabéns!! Consegui adquirir para colocar em uma Brasilia branca (rebaixada por catracas e rodas) um TKR cara preta e um Tojo GR270 novos, na caixa, nunca usados!!! Raridade de garimpo. Abraço Renê mercado@madecril.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que materia bacana. Deu saudades do meu TKR. Era o ano de 1976. Poucos meses depois de comprar um, estouraram o quebra vento do meu Corcel e roubaram o Cara Preta. Nunca consegui repor. Em homenagem ao velho companheiro dei seu nome a minha banda de rock&Blues. Banda TKR Cara Preta. www.tkrcarapreta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal! parabéns pela banda, pelo som (que ouvi no site, muito bom) e pelo nome peculiar! abraços.

      Excluir
    2. Abraço pra você também, amigo. Muito legal o blog.

      Excluir
  6. Pessoal tenho um TKR crf-150 M, na caixa nunca foi usado, esta completinho, se tiver alguel interessado entre em contato, logo vou coloca-lo no mercado livre e tambem na OLX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amigo; quanto pede nele?; e OKM mesmo???

      Excluir
  7. Alguem sabe como instalar um TKR no fusca ? O meu veio com 1 mqs to em duvida onde ligar o fio Azul por favor se alguem puder ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa seu whats que te mando o manual.
      Carlos 11 95240-9524

      Excluir