Fusca

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quinta-feira, 29 de outubro de 2015

CRUZ DE MALTA


A SCORRO S/A Indústria e Comércio, então situada na Rua Guaranésia, 421, Vila Maria, São Paulo (SP), é uma importante  fabricante de rodas esportivas do Brasil. Nascida em 1955, existe até os dias atuais (visite o site da empresa www.scorro.com.br). A SCORRO ganhou grande visibilidade nacional a partir do lançamento da festejada roda "bolo de noiva", fundida em magnésio e lançada no mercado no longínquo ano de 1966, uma novidade para a época. Neste tópico, contudo, avançaremos alguns anos e abordaremos outro modelo de roda, a não menos famosa Cruz de Malta! 

Anúncio de dezembro de 1978.

Nos anos 70 a SCORRO começou a se envolver com competições automobilísticas. Chegou a se associar com a única equipe brasileira na Fórmula 1, a Copersucar, do piloto Émerson Fittipaldi, ocasião em que forneceu, além das rodas, peças de suspensão fundidas em magnésio para os veículos da escuderia. Foi nessa época que foi lançada a roda modelo S-30, que ficou conhecida como Cruz de Malta, dado seu formato. Eram disponíveis nas talas 13, 14 e 15 polegadas, com 4 ou 5 furos e diferentes talas.


Fusca com rodas cruz de malta.

A roda Cruz de Malta foi extremamente popular nos anos 70 e início dos anos 80. A roda modelo S27 era uma variação da Cruz de Malta fabricadas mais especificamente para veículos como Opala, Maverick, Dodge , etc. Apesar de ter uma barra a mais, a roda modelo S27 também é chamada de Cruz de Malta.

Opala equipado com roda SCORRO modelo S27, uma variação do modelo Cruz de Malta.

Foi fabricada para ser usada em qualquer veículo da época, inclusive o Fusca, como se percebe nesse trecho de um anúncio da SCORRO dos anos 70: "E você que é dono de um Maverick valente, um esportivo e elegantérrimo Dodge DarT, de um Opala versátil, de um Fusca fabuloso, de um bravo Corcel, de um Chevette ágil, de um Dodge 1800 compacto, de um sofisticados e esporte Puma. Uma para cada tipo de carro, todas mais que perfeitas".

Fusca 1300 equipado com roda SCORRO, modelo Cruz de Malta.

Outro Fusca com rodas Cruz de Malta.

As rodas SCORRO eram vendidas nas boas lojas de acessórios da época, disponíveis, portanto, de norte a sul do Brasil. Dentre esses centros automotivos que vendiam as rodas SCORRO podemos citar a RODÃO, DAYTONA, HERMES MACEDO, DRAGSTER, CASAS DAS RODAS DE PAULA, etc. Adiante alguns anúncios desses revendedores. Em todos eles, os modelos S27 ou S30 estão presentes.

Anúncio da DAYTONA de junho de 1976.

 Anúncio da HERMES MACEDO de junho de 1976.

 Anúncio da DRAGSTER de junho de 1976.

Anúncio da DE PAULA de junho de 1976.

5 comentários:

  1. Inclusive, não sei se a moda chegou ai no Sul, mas aqui em São Paulo no fim da década de 80, inicio de 90 era comum caboclo cortar espelhinhos no formato das hastes da cruz de malta das rodas e colar nas mesmas.

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  2. e neste ano, a SCORRO completa 60 anos, mas ativa do que nunca, inclusive reeditando as antigas rodas que equiparam a maioria dos carros nacionais. Parabéns! Ervin Moretti - Fusca Clube do Brasil

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  3. Boa tarde, alguém poderia me informar se havia diferença de "off set" entre as rodas tala 7 para Opala e Maverick? Tentei montar um jogo destas com pneus 195/70/14 e não coube....

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    1. Também não consegui esta informação... mas não achei nenhuma informação sobre as rodas scorro para maverick.

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