Fusca

Fusca

terça-feira, 13 de outubro de 2015

ESPELHO PANORÂMICO

Anúncio de maio de 1971.

Para melhorar a visibilidade do motorista é possível instalar um espelho panorâmico no Fusca, cuja angulação e tamanho ajuda a eliminar alguns pontos cegos que todo veículo tem, aumentando a segurança ao dirigir e, principalmente, ao fazer manobras.

Espelho panorâmico alemão da marca HAGUS.

Um dos diversos modelos disponíveis no mercado nos anos 60 e 70, era feito pela empresa brasileira C.P.L. do Brasil Ind. e Com, Ltda., sediada em São Paulo (SP), na Rua Manoel da Nóbrega, 200 (veja anúncio acima). Outra empresa nacional que fabricou o acessório foi a ANFLEX.

Sistema de encaixe do espelho HAGUS.

O espelho panorâmico possuía um sistema de regulagem que permitia ser encaixado no espelho retrovisor original, independentemente do seu tamanho, aumentando, significativamente, a área de visibilidade do motorista. Portanto, não era necessário substituir o equipamento original. De instalação imediata, bastava sobrepor o acessório sobre o espelho retrovisor original do carro. Não havia necessidade de adaptações, ferramentas ou parafusos. 

 Espelho retrovisor panorâmico feito pela ANFLEX. Tinha função antiofuscante.

O espelho da ANFLEX também era encaixado no espelho original.

Espelho panorâmico em uma Kombi.

Detalhe do espelho na Kombi.

Espelho panorâmico instalado em um Fusca.

Na foto acima, perceba como o espelho panorâmico se sobrepõe ao original.

2 comentários:

  1. Oi, apenas para dizer que foi um prazer nostálgico encontrar esse anuncio do espelho para retrovisor de 1971, da CPL. Quem fazia era meu pai, na garagem de onde morávamos. No endereço do anúncio mesmo. No lugar agora existe um prédio... obrigada por guardar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá por favor entre em contato comigo pelos e-mail opasgarage@hotmail.com adoraria conhecer mais detalhes dessa história da CPL grato

      Excluir