Fusca

Fusca

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

GRELHA DO CAPÔ DIANTEIRO

Aletas no capô: novidade para os modelos 1974.

Uma das novidades para a linha 1974 foi a introdução de um novo sistema de ventilação para o Fusca. Para tanto, em setembro de 1973, a VW adotou um conjunto de aletas localizadas no capô dianteiro que tinham por função captar o ar externo direcionando-o para o interior do besouro, com vistas a melhorar o fluxo e a renovação do ar interno. Esse conjunto de aletas também é conhecido popularmente como grelha do capô.

Sistema de ventilação adotado a partir de 1974.

Par de obturadores plásticos da entrada de ar no painel.

O ar assim captado passa por uma caixa coletora, para, em seguida, adentrar ao interior do veículo por meio de dois obturadores localizados nas extremidades do painel, junto ao pára-brisa, um sobre o velocímetro e o outro na altura da alça do painel (ou PQP). 

Novos botões no painel para controlar o fluxo de ar.

A entrada do ar era controlada por dois botões localizados no painel do Fusca, cada qual com a inscrição "Air" (ou em português: ar). A ventilação era obtida girando os botões  no sentido anti-horário. O botão da esquerda controla o fluxo da entrada de ar localizada no lado esquerdo do painel. O botão da direita controla a entrada de ar localizada no lado direito do painel. O fluxo de ar ocorre naturalmente, pois o sistema não é por ventilação forçada. Assim, quanto maior a velocidade do besouro, maior a entrada de ar.

A partir de 1981, botão único e deslizante para o controle do ar.

Obturadores traseiros: a função era permitir a saída do ar. 

Para permitir a renovação do ar no interior do veículo, foram introduzidos difusores para permitir a saída do ar, localizados ao lado do vidro traseiro. Em número de 6 (seis), sendo 3 (três) para cada lado do vigia, esses obturadores, a depender do ano e modelo do Fusca, eram disponíveis nas cores preto, branco nuvem, caramelo e chocolate. 

 Moldura ou orelhinha. 

O ar passava pelos obturadores traseiros e saía para o exterior pela lateral traseira do Fusca, onde se localiza uma moldura plástica de cor preta, que recebeu a alcunha de orelha ou orelhinha. Portanto, o ar entra pelo painel e sai na lateral traseira, renovando o ar no interior do Fusca.

Fusca 1973 com rebaixo no painel, porém, sem o obturador da entrada de ar, já antecipava as modificações que seriam feitas na linha 74. Poucas carrocerias saíram com essa configuração.

Dentadura de baiano.

Para a grelha do capô, a indústria de acessórios criou a dentadura de baiano e a tomada de ar. O primeiro tem função meramente estética; o segundo, objetiva melhorar a captação do ar.

Tomada de ar. Acessório.

Captador de ar. Feito em material plástico.

10 comentários:

  1. Outra coisa que também tinha na linha Fusca de 1973 para 1974 é que existiam modelos 1973 que só tinham a estampa das entradas de ar no painel sem ter as entradas propriamente ditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... ele disse isso...

      A propósito... você disse que o botão deslizante da tomada de ar do Fusca foi feito a partir de 1981, mas eu sempre soube que foi a partir de 1982, sendo assim... em qual mês de 1981 que passou a ser adotado esse sistema??, pois os Fuscas 1981 que vi ainda tinham os dois botões abaixo do rádio.

      Excluir
    2. A partir de novembro de 1981 (modelo 82),

      Excluir
    3. Beleza Opas, isso esclarece a minha dúvida, pois uma vez no ML vi um Fusca 1981 Fafá 1300 a álcool com esse painel do 1982 e não parecia ser modificado, valeu.

      Excluir
  2. Eu tenho dois Fuscas fabricados em agosto de 1973, os dois tem as estampas no painel, um deles tem a parte inferior do capô dianteiro vazada, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, obrigado por prestigiar o blog. seria possivel enviar algumas fotos dessas partes que vc mencionaou para opasgarage@hotmail.com ? depois eu as coloco neste tópico. grato.

      Excluir
  3. Otima explicaçao, porem gostaria de mais uma ajudinha, tenho um 75 1300L, percebi que o capo nao tinha a churrasqueiram porem retirei a massa que havia e constatei o remendo, tbm percebi que tem as entradas de ar no painel, minha duvida é, este modelo tem ou nao tem a entrada?

    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, o Fusca 1300L 1975 tem o capo com a grelha originalmente.

      Excluir
  4. Bom dia. Ótima matéria, me ajudou muito. Uma dúvida, tenho um fusca 75 e ele está sem as grelhas ( motorista e passageiro ) e os botoes tb estão faltando. Estou procurando para comprar mas nao encontro em nehum lugar, sabe onde consigo encontrar ?

    ResponderExcluir
  5. Oi também tenho uma dúvida estou montando de novo um 81 que não tinha a caixa de ar e tem no painel osmburacos e a grelha,comprei um completinho com lâmpadas mas sem botão e não estou conseguindo o botão que sirva que os que vendem por aí não encaixa , né parece que falta algum tipo de luva e a lente do botão não vai passar a lus

    ResponderExcluir