Fusca

Fusca

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

GUIA DO BATENTE DA PORTA

Chapa de segurança. Novidade em 1967.

Com o objetivo de aumentar a segurança do Fusca e evitar que a porta se abra numa eventual deformação em decorrência de acidente, a Volkswagen do Brasil introduziu, em janeiro de 1967, uma placa de segurança que se encaixa no batente da fechadura.

Chapa de segurança em um Fusca 1970.

Essa placa de segurança é também conhecida como castanha da fechadura ou guia do batente,


Fuscas fabricados até 1966 não possuem a castanha.

A peça, feita em zamac, é montada acima da fechadura com 2 (dois) parafusos do tipo Philips e recebeu os números 111.837.325 (esquerda) e 111.837.326 (direita).

 Par de chapas de segurança. 

Detalhe de uma peça original.

A guia original possui, na parte de trás, o logotipo da VW e o número da peça. Eventualmente também a logomarca do fabricante.  Foi usada de janeiro de 1967 até junho de 1977, sendo descontinuada com a introdução de novas maçanetas (tipo gatilho) e de novos batentes de porta.

5 comentários:

  1. Mas ao que parece nas fotos, nos Fuscas até 1966 dava para pôr a guia do batente, pois não tinha a guia, mas tinha um parafuso ali que dava para desapertar e colocar de volta junto com a guia do batente e um parafuso maior (não sei se me fiz entender) ou estou falando besteira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o guia podia ser instalado em fuscas fabricados anteriormente à introdução da chapa de segurança, sem qualquer problema.

      Excluir
    2. Beleza Opas, foi justamente essa a impressão que tive quando vi as fotos, obrigado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ESTE TIPO DE FECHADURA SEMPRE FICO REGULANDO, PORTA FICA ABRINDO. TEM COMO SUBSTITUI ESTA FECHADURA POR OUTRA TIPO A DO ZE DO CAIXÃO 1970 PARECE QUE DÁ PELO FORMATO E TAMANHO. ALGUEM TEM UMA SUGESTÃO?

    ResponderExcluir