Fusca

Fusca

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ESPELHO PARA AS DAMAS


  Toda mulher é vaidosa, É da natureza feminina. Mirar-se em um espelho é ato incontrolável ao sexo oposto, quase um instinto. Se você tem um Fusca e deseja impressioná-las, a dica é instalar um espelho adicional do lado do passageiro. As damas poderão arrumar o cabelo, passar o batom e retocar a maquiagem.   

 Anúncio de fevereiro de 1955.

Nos anos 50, o espelho adicional era fixado no pára-brisa por meio de uma ventosa. Na Alemanha é famoso o espelho "Piccolo", palavra italiana que significa "pequeno".

Anúncio de maio de 1955.

O espelho Piccolo tinha a base em metal e a ventosa em material plástico ou emborrachado.  

Espelho fixado no pára-brisa do Fusca.

O legítimo "Piccolo" tinha seu nome gravado na base do espelho.

Espelho de maquiagem feito pela alemã FREESE. 

A empresa alemã FREESE também fabricou pequenos espelhos para serem fixados no pára-brisa. A base do espelho da FREESE é muito parecida com a di espelho retrovisor interno original do Fusca. É uma bela combinação.

Espelho FREESE.

Espelho de maquiagem da americana Riverside.

A partir da década de 60, com o Fusca já usando o pára-sol acolchoado (até 1959 o quebra-sol do Fusca era de acrílico) uma nova forma de fixação do espelho de maquiagem surgiu: agora ele podia ser fixado no próprio quebra sol do passageiro, mediante um par de clipes.

 Clipes fixam o espelho no pára-sol do Fusca.

 Anúncio de junho de 1971.

No Brasil, o espelho para o quebra-sol foi fabricado pela CPL do Brasil Ind. e Com. Ltda, de São Paulo (SP).

Anúncio de março de 1970.

Espelho nacional feito pela CPL.

Detalhe dos clipes para fixação no pára-sol.

Espelho de pára-sol alemão. Para que a dama possa arrumar-se e embelezar-se.

Até nas concessionárias autorizadas VW dos EUA o espelho de maquiagem (ou "make-up mirror", em inglês) era disponível. Acima, o espelho na embalagem original VW.

Um comentário:

  1. Esses espelhos com ventosa eu lembro que tinha uma Auto-Escola aqui perto de casa que usava desses espelhos colados no para brisa de seus carros ao lado do espelho retrovisor interno, mas não era para o instrutor passar batom e sim para ele também poder ver o que se passava atrás do carro hehehehehehehehehe.

    ResponderExcluir