Fusca

Fusca

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

GLICÉRIO

Anúncio de janeiro de 1964.

A antiga Metalúrgica Glicério S/A foi fundada em 1953. Foi a principal fabricante de calotas nos anos 60 para todas as marcas de veículos.

Anúncio de abril de 1963.


Além de ter sido fornecedora para a linha de montagem de diversas montadoras de automóveis (inclusive a Volkswagen do Brasil), encheu o mercado de calotas esportivas, vendidas como acessórios nas boas lojas do ramo e que substituíam as calotas originais.

A Glicério figurava entre os principais fornecedores de acessórios de veículos nos anos 60.

Calota do tipo viagem feita pela então denominada Metalúrgica Glicério.

Calota para Fusca e demais derivados da linha VW.

Adesivo da Metalúrgica Glicério na parte de trás da calota.

Calota SS. No detalhe, a etiqueta da empresa afixada na parte interna da calota.

Kombi equipada com calota Glicério.

Nos anos 60, as calotas mais bonitas do mercado foram feitas pela GLICÉRIO. Destaco o modelo que ficou conhecido popularmente como "pastelzinho". Substituía com méritos a calota original, dando ao besouro uma beleza ímpar. 

Calota pastelzinho em um Fusca 1969.

Fusca com calota Glicério.

Em 1978 mudou de razão social. Passou a denominar-se GLICÉRIO S/A Indústria e Comércio. Teve que adaptar-se à mudança do mercado. Poucos veículos saiam de fábrica com calotas metálicas. Passou então a fabricar rodas esportivas feitas em liga especial de alumínio.

Rodas Glicério em anúncio de julho de 1980.

Fabricou rodas do tipo AUDI e PORSCHE. Além disso, lançou os modelos 1049 e 1051 para Passat, Gol, Voyage e Chevette e o modelo 1042 para Corcel e Del Rey. Infelizmente, o negócio não prosperou e anos mais tarde, a empresa fechou suas portas.

2 comentários:

  1. Eu lembro das rodas Glicério modelo Porsche elas eram mato nos carros na década de 80, inclusive tinham elas para Fuscas também, mas o mais comum eram os Passats e os Gols usarem essas rodas, aliás nessa mesma época tinham também as calotas de metal imitando o desenho da Porsche, mas essas eram cromadas.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um VW Caravelle 1997 e as calotas são Glicério, a qualidade do material e da pintura são incontestáveis. Uma pena a empresa ter fechado. Francisco Melchior - José Bonifacio-SP

    ResponderExcluir