Fusca

Fusca

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

TRAVA DA PORTINHOLA

 VW Variant.

Hoje apresentamos um acessório feito para ser usado pela VW Variant fabricada até 1977 e pela VW TL.

 VW TL.

Trata-se de uma curiosa trava da portinhola do tanque de combustível com abertura remota., fabricado pela empresa paulistana Metalúrgica LUNAR Ltda., então localizada na Rua Pedro Cubas, 76, bairro do Piqueri, São Paulo (SP).

Anúncio de janeiro de 1972.

 Trava da portinhola.

A trava da portinhola dificultava que "amigos do alheio" furtassem gasolina da Variant e TL, que não possuíam chave na tampa do tanque de combustível. Como o bocal do tanque ficava localizado na parte externa do veículo, bastava abrir a portinhola e desatarrachar a tampa para que se tivesse fácil acesso ao valioso combustível, que podia ser retirado com uma simples mangueira. Obviamente que o caminho mais fácil seria colocar uma tampa com chave, um acessório igualmente disponível na época. Todavia, o fabricante do acessório, em anúncio de dezembro de 1972, criticava as tampas com chave alegando que seu uso poderia ocasionar vazamentos de combustível. A outra função do equipamento era facilitar o trabalho de abastecimento do combustível, pois bastava puxar o cabo que aciona a trava para abrir a portinhola automaticamente. Um luxo para a época. Lembremos que atualmente essa possibilidade de abertura remota da portinhola do tanque de combustível só está presente em veículos mais sofisticados.

Detalhe do botão de destrave da abertura da portinhola.

A trava bloqueava a abertura manual da portinhola do tanque de combustível, que somente podia ser aberta pelo interior do veículo, por meio de um botão de destrave instalado sob o painel do veículo, do lado esquerdo. O mecanismo substituía a mola original da portinhola, conectando-se ao botão localizado no interior do automóvel por meio de um cabo de aço. Era um sistema semelhante à abertura do capô. Obviamente que, para sua instalação, exigia-se a furação da carroceria, de modo a permitir a passagem do cabo. 

Folder com instruções de instalação do equipamento.

Um comentário:

  1. E eu achando que esse sistema de abertura da portinhola do tanque de combustível era coisa dos carros de hoje... EU SABIA DE NADA, INOCENTE!!!!

    ResponderExcluir